E.E PROFESSOR ORLANDO GERÍBOLA
NOME: ___________________________________________________Nº____ 6º ANO____
PROFESSORA MARIA MONZANI
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS
_________________________________________________________________________
TEMAS: Os Sistemas do Corpo Humano
HABILIDADES: (EF06CI05/ EF06CI06/ EF06CI07)
VÍDEO AULA: (TV2.3/ CMSP- 06/07; 13/07; 20/07; 24/07 e 27/07)
VÍDEO AULA: (TV2.3/ CMSP- 03/08 / REVISÃO DOS CONTEÚDOS)
Leia com atenção cada questão e copie em seu caderno de ciências;
Se necessário, pesquise em seu livro didático páginas 68 até 134 ou na internet para responder seus exercícios.
___________________________________________________________________
DEFINIÇÃO DE SISTEMAS: Os sistemas do corpo humano são constituídos por órgãos, que, juntos, realizam funções essenciais para a manutenção da vida. Os sistemas se dividem em: respiratório, circulatório, muscular, nervoso, digestório, sensorial, endócrino, excretor, urinário, esquelético, reprodutor e imunológico.
___________________________________________________________________
Após as explicações das aulas no CMSP ou na TV e também da leitura do livro didático responda às seguintes questões:
Qual é a importância do nosso sistema circulatório? Por que quando fazemos atividades físicas normalmente o coração acelera?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________
Leia a página 69 do livro didático ou pesquise na internet e responda a questão:
Como se chama o nível de organização do corpo humano que é formado por órgãos? Cite dois exemplos.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________
Como se chama o sistema do corpo humano que, mediante o recebimento e envio de informações (pelos neurônios), coordena a atuação dos demais sistemas do corpo humano?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Leia as páginas 81, 82 e 85 ou pesquise na internet e responda às questões 4 e 5.
Qual é a diferença é a diferença entre ligamento e tendão?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Como se chamam os ossos que formam a coluna vertebral?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Pesquise no seu livro didático ou na internet o significado de cada conceito e registre no seu caderno.
Sistema esquelético: ____________________________________________________________________________________________________________________________
Sistema muscular:
____________________________________________________________________________________________________________________________
Sistema nervoso: ____________________________________________________________________________________________________________________________
LEIA O TEXTO SOBRE A AUDIÇÃO E RESPONDA ÀS QUESTÕES 6, 7 e 8.
A AUDIÇÃO
O órgão dos sentidos responsável pela audição é a nossa orelha, também chamada de ouvido. A fim de entender melhor sua função, costuma-se dividi-la em três partes: orelha externa, orelha média e orelha interna.
Estrutura do ouvido
A orelha externa é a nossa orelha, que, com o pavilhão auditivo, capta o som que passa pelo canal auditivo até chegar ao tímpano, onde começa a orelha média. Em nossa orelha externa, há glândulas sebáceas responsáveis pela secreção de cera. A função da cera é proteger nossas orelhas média e interna de micro-organismos e poeira que podem causar infecções, prejudicando nossa audição.
A orelha média tem início no tímpano, e, quando o som chega a essa estrutura, ela imediatamente transfere esse estímulo aos ossículos que fazem parte dela: o martelo, a bigorna e o estribo. Também na orelha média há um canal flexível chamado de tuba auditiva, que permite a comunicação com a garganta. É nesse canal que ocorre a regulação da pressão em nosso ouvido. Se subirmos ou descermos uma serra, podemos perceber uma pressão dentro de nosso ouvido em razão da diferença da pressão atmosférica dentro do ouvido e fora dele. Se bocejarmos ou engolimos saliva, ocorre a abertura das tubas igualando a pressão, e melhorando essa sensação de pressão no nosso ouvido.
O órgão dos sentidos responsável pela audição é a orelha.
https://brasilescola.uol.com.br/oscincosentidos/audicao.htm
Você sabe em quantas partes se divide a sua orelha? Quais são elas?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Qual é a função da cera na orelha média?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Qual é o órgão responsável pela nossa audição?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Quais são os ossículos que compõem a orelha interna e sua principal função no processo da audição?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário