sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Disciplina de Ciências - - - Professora Maria Monzani - - - Sextos Anos - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 E.E PROFESSOR ORLANDO GERÍBOLA



NOME: ___________________________________________________Nº____ 6ºANO____

PROFESSORA MARIA MONZANI




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS 

_________________________________________________________________________

TEMAS: OS SISTEMAS DO CORPO HUMANO ( A VISÃO, SUSTENTAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO DOS ANIMAIS E O SISTEMA NERVOSO)

HABILIDADES: (EF06CI08/ EF06CI09/ EF06CI010)

  •  VÍDEO AULA: (TV2.3/ CMSP- 10, 14, 17 e 31/08; 11 e 14/09)

  • Leia com atenção cada questão e copie em seu caderno de ciências;

  • Se necessário, pesquise em seu livro didático páginas 91 a 129  ou na internet para responder seus exercícios.

___________________________________________________________________

 A VISÃO

A visão é um sentido extremamente importante, pois nos possibilita ver todas as coisas ao nosso redor, diferenciar cores, ver as maravilhas da natureza e até mesmo ler este texto. Os nossos olhos são o órgão responsável por possibilitar o recebimento dessas mensagens.

O olho é composto por diversas partes, entre elas a córnea, o humor aquoso, a lente (antigo cristalino), o humor vítreo, pupila e a retina. Além disso, temos músculos e nervos que possibilitam a movimentação dos olhos e a transmissão de sinais ao cérebro, respectivamente.

Chamamos de córnea uma camada transparente que recobre o olho na sua porção anterior. Já a lente é a parte do olho responsável por deixar a imagem luminosa mais nítida. Na porção anterior da lente há uma membrana colorida que recebe o nome de íris. Ela é responsável por controlar o tamanho da pupila, uma pequena abertura que permite a entrada de luz no globo ocular. Banhando o cristalino, a íris e a pupila, há um líquido chamado de humor aquoso. O restante do olho é banhado pelo humor vítreo.

Na parte interna do olho há a retina e é nela que estão localizadas as células que captam as informações luminosas. Chamamos essas células sensoriais de fotorreceptoras e elas podem ser de dois tipos: os cones e os bastonetes. Os cones estão relacionados com a percepção das cores, enquanto os bastonetes estão mais relacionados à captação de luminosidade.

https://escolakids.uol.com.br/ciencias/visao.htm 

olho humano

 

         https://hob.med.br/como-funciona-o-olho-humano/ 



___________________________________________________________________


  • Após as explicações das aulas no CMSP ou na TV e também da leitura do livro didático responda às seguintes questões:


  1. Qual a condição que você acha mais importante para enxergarmos algo?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Quais são as partes do olho humano?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Qual é a função da nossa visão?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Leia o texto acima e responda qual é a função dos cones e dos bastonetes?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Faça um desenho do olho humano bem simples e identifique as seguintes partes: ( pupila, esclera e íris).













  1. Leia o texto sobre a pupila na página 96 do seu livro didático e responda:

  • Por que nossa pupila dilata, ou seja, aumenta quando estamos em um lugar com pouca luz?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

  1. Observa a imagem acima e responda às seguintes questões.

  1. Você sabe qual a função da sua sobrancelha? Explique.

________________________________________________________________________________________________________________

  1. E os cílios?

________________________________________________________________________________________________________________

      8.  Alguns distúrbios de visão ocorrem porque imagens nítidas não são projetadas na retina. Entre, eles os mais comuns são: miopia, a hipermetropia, a presbiopia e o astigmatismo. O uso de óculos com lentes apropriadas ou lentes de contato permite a quem tem esses distúrbios enxergar corretamente. Leia as páginas 102 e 103 do seu livro didático e explique apenas as seguintes doenças:


  1. miopia:________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________


  1. hipermetropia:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


SUSTENTAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO



9. Leia o texto “OSSOS E MÚSCULOS” da página 76 do seu livro didático e  complete o texto abaixo: 


O esqueleto ______________, que em um adulto tem ________ ossos, dá _________________ ao corpo e _________ alguns órgãos internos. O cérebro, por exemplo, é protegido pelos _______ do __________; o coração e os pulmões, pelas costelas. Os _________ são, em grande parte, constituídos por tecido ___________ , no qual as células estão rodeadas por um material intercelular sólido que é leve e, ao mesmo tempo, ___________ a impactos e ____________. Mas essa resistência tem limites. Impactos muito fortes podem quebrar os _________, o que é denominado ______________ óssea.


Músculos 

Podemos reconhecer três tipos de músculo no corpo humano. Os músculos não estriados têm contração lenta e involuntária, isto é, os movimentos por eles gerados ocorrem independentemente da nossa vontade. Esses músculos são responsáveis, por exemplo, pela ereção dos pêlos na pele (“arrepio”) e pelos movimentos de órgãos como o esôfago, o estômago, o intestino, as veias e as artérias, ou seja, músculos associados aos movimentos peristálticos e ao fluxo de sangue no organismo. Os músculos estriados esqueléticos fixam-se aos ossos geralmente por meio de cordões fibrosos, chamados tendões. Possuem contração vigorosa e voluntária, isto é, seus movimentos obedecem a nossa vontade. Exemplos: os músculos das pernas, dos pés, dos braços e das mãos. O músculo estriado cardíaco é o miocárdio, o músculo do coração, que promove os batimentos cardíacos. Sua contração é vigorosa e involuntária. Uma das principais propriedades dos músculos é a capacidade de se contrair; a contratilidade; é ela que torna possíveis os movimentos. A contração muscular é um processo fisiológico característico das fibras musculares em que um neurônio motor estimula as células musculares, causando uma mudança estrutural no músculo, fazendo que ele se tencione. 

https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemamuscular.php 

10. Leia o texto sobre os músculos e explique o que são tendões?

____________________________________________________________________________________________________________________________



11. Quais são os três tipos de músculos no corpo humano?

____________________________________________________________________________________________________________________________

12. Qual é a função de cada tipo de músculo? Dê exemplos.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


O SISTEMA NERVOSO 


O sistema nervoso humano é formado por bilhões de neurônios. O agrupamento de neurônios formam estruturas do sistema nervoso: o encéfalo, a medula espinal e os nervos. 


13. Leia os textos das páginas 127 a 129 do seu livro didático e responda às seguintes questões.

  1. Existem diferentes tipos de drogas? Quais são exemplos de drogas lícitas? E de ilícitas?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Será que os diferentes tipos de drogas têm uma ação também diferente sobre o organismo e, em especial, o sistema nervoso?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário