quarta-feira, 29 de abril de 2020

Professora Suzete - Matemática - Oitavos Anos: A/B/C/D - E.E. "Professor Orlando Geribola"


Instruções:

  •  Ler com atenção o roteiro da aula até o final;
  •  Siga as orientações, leias os exemplos, acesse os links e assista as vídeo aulas e faça os exercícios propostos;
  •  Registre as atividades no caderno, pois serão vistas no retorno;
  •   Atividades avaliativas.

·         Enviar os exercícios resolvidos e dúvidas para o meu e-mail: suzefani@hotmail.com

E aí, tudo bem com vocês? Como estão se adaptando aos estudos em casa? Espero que estejam todos bem!

1º PASSO: Se não assistiu a video aula do dia 27/04 no aplicativo do Centro de Mídias SP. Se você perdeu, o link está abaixo. 


2º PASSO: Resumo do que foi explicado.

Podemos dizer que porcentagem significa “partes de cem” e pode ser representada de três formas diferentes:
·         Razão centesimal: uma fração cujo denominador é 100.
·         Número decimal.
·         Símbolo percentual %.

Dizer 13%, quer dizer 13 em cada 100, ou seja, .
  

Acompanhe os exemplos!!!

Exemplo 1: Dizer que 83% dos alunos do 8º ano têm irmãos ou irmãs significa que a cada agrupamento de 100 alunos do 8º ano, 83 possuem irmãos ou irmãs. Observe as outras representações:

83% =  83  = 0,83
           100


Observação: 100% significa o todo, o total, pois seria 100 em cada 100. Exemplo 2: Complete a tabela com as representações das porcentagens abaixo:


 

Observações:

·         Quando uma porcentagem possui vírgula para escrevê-la na forma de razão centesimal, a vírgula permanece.


·         Para escrever uma razão centesimal ou uma porcentagem na forma decimal, basta dividir por 100.
47%  =  47 : 100 = 0,47

6,8% = 6,8 : 100 = 0,068

                            


 = 9 : 100 = 0,09 (lembre-se que uma fração é uma divisão)
                            100
Caso você não se recorde como dividir por 100, me escreva para tirar dúvidas!!!
Caixa de texto: Para calcular uma porcentagem podemos utilizar as três representações, mas cada uma tem seu cálculo específico, vou mostrar duas formar de calcular, por regra de 3 e através de uma multiplicação usando ou a forma decimal ou a fracionária.


Exemplo 3:


Veja na tabela o número de alunos ingressantes e concluintes de um curso de informática.

Ano
Número de Alunos Ingressantes
Número de Alunos Concluintes


2018

1200

960



a) Qual foi o percentual de alunos ingressantes que concluíram o curso?

Resolução: Vamos resolver pela regra de 3. (tem esse nome porque sabemos 3 informações e queremos saber o quarto valor que está faltando)
O total de alunos ingressantes 1200 representa o 100%, agora o problema quer saber qual a porcentagem dos alunos que concluíram, ou seja, como posso representar esses 900 alunos que concluíram o curso de informática em porcentagem...
Vamos montar a regra de 3. Cuidado que os valores devem estar separados por categoria, na coluna Alunos tem a quantidade de alunos, na coluna porcentagem os valores em porcentagem.
Alunos                         Porcentagem 1200                                    100%
960                                       x%


Agora vocês precisam fazer uma multiplicação cruzada, montar a equação e resolver.

                                                                      1200 = 100%
                                                                        960 = x%

                                                                1200.x = 960.100
                                                                1200.x = 96000

                                                                        X = 96000 : 1200
                                                                        X = 80%


Resposta: O percentual de alunos que concluíram o curso de informática é 80%.

Isso quer dizer que 20% não concluíram o curso, que são os 1200 – 960 = 240 alunos.



Exemplo 4: Em um torneio de basquete, a equipe do 8º ano fez um total 150 pontos.
Ana que é uma jogadora desse time marcou 18% dos pontos. Quantos pontos Ana fez durante o torneio?
Resolução: Vamos resolver utilizando a forma decimal e fracionária. Queremos saber quanto é 18% do total de pontos, isto é, 18% de 150. Essa palavra de se transforma em uma multiplicação. Assim:
18% de 150 é igual a:

                         18/100 . 150=   2700 : 100= 27 pontos


                    ou             0,18 . 150 = 27 pontos

Atenção!!!!

Cuidado com a multiplicação de um número por uma fração e com a multiplicação de decimais!!! Caso tenham dúvidas me enviem um e-mail!!
Para mais exemplos e explicações você pode se quiser assistir a vídeo aula abaixo.




3º Passo: Exercícios para resolver no caderno.

1)  Complete a tabela com as formas de representação da Porcentagem.




2)  Uma loja está com seus produtos em promoção para o pagamento à vista.




Determine o valor de cada produto após o desconto.

Atenção: Para encontrar o valor do produto com desconto você precisa subtrair o valor do desconto encontrado do valor do produto.


4º Passo: Exercícios do Caderno do Aluno (apostila vermelha).

Resolva os exercícios da Situação de Aprendizagem 3 sobre Porcentagem localizado nas páginas 27 e 28 do caderno do aluno.
Dica!!!

Exercício 1.2: Observe que a pergunta é quantos alunos NÃO tem acesso a internet, se o exercício diz que 64,7% tem acesso a internet, então o que falta para 100% é a porcentagem dos que NÃO tem acesso à internet.
Exercício 1.4: Resolva esse pela regra de 3 é mais fácil.

Sabemos que o total 100% são os 600 alunos. O exercício quer a porcentagem dos estudantes que preferem amigos virtuais, estudantes que não opinaram e estudantes que preferem amigos presenciais. Para isso você vai precisar olhando na tabela saber o total de estudantes que responderam esses itens independentemente da idade.

É necessário calcular uma regra de 3 para cada um desses itens!

Observação: Façam a lição para que possamos fechar o bimestre!

#FiqueEmCasa


Observação: Atividades postada de acordo com o enviado pela Professora Suzete.

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