quinta-feira, 30 de abril de 2020

Arte - Professora Rosely - E.E. "Professor Orlando Geríbola"


Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 3º A
Disciplina: Arte - Prof. Rosely    -  rosely.emany@yahoo.com 
             
Musica

“HOMEM COM H”
     
Nunca vi rastro de cobra                                                                                 
Nem couro de lobisomem
Se correr, o bicho pega
Se ficar, o bicho come
Porque eu sou é ôme
Porque eu sou é ôme
Menino, eu sou é ôme                                                                    
Menina, eu sou é ôme                                                                 
E como sou!...
(...)
Quando eu estava pra nascer
De vez em quando eu ouvia
Eu ouvia a mãe dizer
Ai, meu Deus, como eu queria
Que esse cabra fosse ôme
Cabra macho pra danar                                                              
Ah! Mamãe, aqui estou eu
Mamãe, aqui estou eu
(...)
Sou homem com H
E como H sou muito ôme
Se você quer duvidar
Olhe bem pelo meu nome
Já tó quase namorando
Namorando pra casar
Ah! Maria diz que eu sou
Maria diz que eu sou
Sou homem com H
E como sou!...
(...)
Barros, Antonio (compositor) interprete Ney Mato Grosso.

Na produção musical, de maneira particular, ver-se muitas composições que esclarecem dúvidas, algumas que despertam/repudiam preconceitos, outras que são usadas como forma de protestos e/ou que são censuradas por suas expressões, as que exprimem bons sentimentos, etc. A música “Homem com H” composta pelo paraibano Antônio Barros no início da década de 1970. Se tornou um ícone da música brasileira na voz do cantor Ney Matogrosso em 1981. A música chama a atenção pela forma como os versos dialogam com a(s) prática(s) masculina(s) estereotipada(s) desde a concepção no ventre materno.


Cantor: Ney Mato Grosso



       

Interpretem a música, o pequeno resumo acima, observe as fotografias, e se possível baixar a música em seus celulares e a ousam, façam uma pesquisa a respeito do figurino  do cantor e na sequência  respondam as questões abaixo:



1-      Qual o tema abordado na letra da música “Homem com H”?

2-      Você já tinha visto ou ouvido falar do cantor Ney Mato Grosso?

3-      Depois da pesquisa sobre o figurino, ver as fotografias,  ouvir a musica  e interpretá-la. Quais as relações você estabelece entre a música, a atitude e os figurinos do cantor?

4-      Você acredita que letra da música “Homem com H” trás conceitos  machitas? Justifique sua resposta:

5-      Em sua opinião o que é ser um homem com H?

6-      O que mais chama sua atenção nas atitudes do artista?


   Bons estudos!


Observação: Atividades de responsabilidade da Professora Rosely.

Nenhum comentário:

Postar um comentário