segunda-feira, 27 de abril de 2020

E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Língua Portuguesa - Professora Izabel - Sextos Anos


Professora Izabel Cortês
Língua Portuguesa 6. Anos
Conteúdo -  Variação Linguística

1- Pesquisar ´´O que é Variação Linguística?
2- Quais são os tipos de variação linguística?
3- Pesquisar ´´O que é linguagem culta e linguagem coloquial?
4- Tendo em vista que “as gírias” compõem o quadro de variantes linguísticas ligadas ao aspecto sociocultural, analise as frases abaixo e explique o significado das palavras em destaque.
a – Possivelmente não iremos à festa. Lá, todos os convidados são patricinhas e mauricinhos!
b - Nossa! Como meu pai é careta! Não permitiu que eu assistisse àquele filme.
c – Os namoros resultantes da modernidade baseiam-se somente no ficar.
d – E aí mano? Está a fim de encontrar com uma mina hoje? A parada vai bombar!
e – Aquela aula  foi péssima, não saquei nada daquilo que o professor falou.  

5-Leia o texto abaixo e assinale a única alternativa correta: 
“Iscute o que to dizeno,
Seu  dotor, seu coroné:
De fome tão padeceno
Meus fio e minha muiér.
Sem briga, questão nem guerra,
Meça desta grande terra
Umas tarefas pra eu!
Tenha pena do agregado
Não me dexe deserdado
Daquilo que Deus me deu”.
(Patativa do Assaré)
Qual tipo de variação linguística identificamos no texto lido acima?
a- Urbana
b- Rural ou Caipira
c- Gírias
d- Norma culta
Realizar todas as atividades no caderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário