segunda-feira, 16 de julho de 2018

BNCC - Nono Ano

Unidade Temática: Geometria

Objetos de Conhecimento: Polígonos Regulares 

Habilidades (EF09MA15) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono regular cuja a medida do lado é conhecida, utilizando régua e compasso, como também softwares. 

Unidade Temática: Geometria

Objetos de Conhecimento: Distância entre pontos no plano cartesiano. 

Habilidades (EF09MA16) Determinar o ponto médio de um segmento de reta e a distância entre dois pontos quaisquer, dadas as coordenadas desses pontos no plano cartesiano sem o uso de fórmulas, e utilizar esse conhecimento para calcular, por exemplo, medidas de perímetros e áreas de figuras planas construídas no plano. 

Unidade Temática: Geometria

Objetos de Conhecimento: Vistas ortogonais de figuras espaciais.

Habilidades (EF09MA17) Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva. 

Unidade Temática: Grandezas e Medidas 

Objetos de Conhecimento: Unidades de medida para medir distâncias muito grandes e muito pequenas. Unidades de medida utilizadas na informática. 

Habilidades (EF09MA18) Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distâncias entre planetas e sistemas solares, tamanhos de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros. 

Unidade Temática: Probabilidade e Estatística

Objetos de Conhecimento: Análises de probabilidade de eventos aleatórios: eventos dependentes e independentes. 

Habilidades (EF09MA20) Reconhecer, em experimentos aleatórios, eventos independentes e dependentes e calcular a probabilidade de sua ocorrência, nos dois casos. 

Unidade Temática: Probabilidade e Estatística

Objetos de Conhecimento: Análise de gráficos divulgados pela mídia: elementos que podem induzir a erros de leitura e interpretação.

Habilidades (EF09MA21) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros. 

Unidade Temática: Probabilidade e Estatística 

Objetos de Conhecimento: Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Habilidades (EF09MA22) Escolher e construir mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central. 

Unidade Temática: Probabilidade e Estatística

Objetos de Conhecimento: Planejamento e execução de pesquisa amostral e apresentação de relatório. 

Habilidades (EF09MA23) Planejar e executar pesquisa amostral envolvendo tema da realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas. 

Observação: algumas habilidades interessantes para serem analisadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário