sábado, 7 de janeiro de 2017

Neste post selecionamos 7 livros para as férias que todo gestor escolar precisa conhecer. Confira e aproveite!

Tecnologias na formação e na gestão escolar

Autores: Alonso, Myrtes/Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de Avercamp
Tecnologia tem cada vez mais a ver com o ambiente escolar e esse livro trata exatamente do assunto, com um enfoque especial do gestor frente a implementação e contato com as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) dentro da escola.
Além de compartilhar conhecimento técnico e relatos de sucesso baseados nas experiências práticas dos autores, o livro contempla também uma reflexão sobre o assunto, provocando o gestor a somar àquilo que já sabe sobre o tema novas ideias e sugestões, enriquecendo a sua bagagem e sendo cada vez mais original quando o assunto é a tecnologia dentro da escola.
Livros para as ferias - Tecnologia_na_Formacao


GTD — A arte de fazer acontecer

Autor: David Allen
A arte de fazer acontecer é um livro prático, que procura ensinar o leitor a entender e aplicar o método GTD em sua vida. GTD, sigla para Getting Things Done, é basicamente um método de produtividade criado por David Allen e que tem como proposta inicial retirar da nossa mente tudo o que existe, desde compromissos até metas e projetos, e colocar tudo isso em um sistema externo confiável.
Segundo o autor, a nossa mente não foi feita para armazenar coisas, e sim para pensar. É isso que o GTD objetiva com os seus ensinamentos: nos deixar livres para sermos criativos. Com isso, o GTD é uma excelente proposta de otimização do tempo nas mãos de um gestor escolar, que coordena e lida com recursos humanos e materiais todos os dias, muitas vezes sobrecarregando a sua mente e comprometendo a eficiência do seu trabalho.
Livros para as ferias - GTD


Como fazer amigos e influenciar pessoas

Autor: Dale Carnegie
Esse livro é um manual prático de como manter relações, no qual o autor, por meio de passagens reais de sua experiência como gestor e empresário, nos ensina a cativar e ser bem quisto no meio social, seja em casa, entre amigos ou no trabalho. O poder dos seus ensinamentos fica por conta da forma como podemos aplicá-los nas nossas interações com as outras pessoas: com sinceridade e honestidade.
Sobretudo nas mãos dos gestores escolares, as lições deste best-seller mundial podem ser muito poderosas em um ambiente heterogêneo como uma instituição de ensino, que comporta desde o aluno e sua família até os professores e toda a complexa cadeia de colaboradores presentes em uma escola.
Livros para as ferias - como fazer amigos

Faça o download gratuito do ebook: “Boas práticas do gestor escolar para motivar sua equipe na escola”. Clique abaixo para fazer baixar:
Livros para as férias: ebook com boas praticas para o diretor escolar

Gestão de ensino e práticas pedagógicas

Autor: Adelar Hengemühle
O livro procura analisar tecnicamente e discutir aspectos práticos da educação sob a ótica pedagógica e de gestão, permeado pelo Projeto Político Pedagógico (PPP). Na obra, discute-se desde a elaboração coletiva do PPP até o papel de cada agente envolvido no processo escolar dentro do documento.
O diferencial dessa obra é a preocupação em contextualizar na prática todas as propostas teóricas apresentadas no começo do livro, subsidiando o gestor, por exemplo, a estruturar o que aprendeu dentro da sua realidade.
Livros para as ferias - gestao do ensino

Por que fazemos o que fazemos

Autor: Mário Sérgio Cortella
Nesse livro, Cortella busca provocar o leitor e levá-lo a refletir acerca das suas aflições em busca de objetivos de vida, sobretudo em sua vida profissional. Por que acordar todo dia pela manhã e sair para trabalhar? Por que trabalhar fazendo aquilo que faço? Por que fazer o que faço dentro da minha casa? São alguns questionamentos que permeiam nossas vidas e que serão tratados de forma filosófica e direta em “Por que fazemos o que fazemos”.
Além de respostas práticas e esclarecedoras à vida pessoal e profissional do próprio gestor escolar, esse livro poderá habilitá-lo também a melhor entender os profissionais que coordena, auxiliá-los em suas aflições e motivá-los a compreender a sua importância dentro do contexto em que estão inseridos, podendo modificar a sua postura dentro e fora da escola e encorajá-los e vencer os seus desafios.
Livros para as ferias - por que fazemos

O monge e o executivo

Autor: James C. Hunter
O livro narra a história de John Daily, um executivo bem-sucedido, casado e pai de dois filhos, que começa a questionar sua vida profissional e capacidade de liderança. John decide participar de um retiro cristão que promete dar as respostas que procura para as suas aflições, e é quando se depara com valiosos ensinamentos, como a diferença entre ter autoridade e poder, entender o papel de um verdadeiro líder e as características presentes em grandes líderes.
O monge e o executivo é uma boa leitura para quem busca quebrar velhos paradigmas, como a ideia de que um bom líder é aquele que manda nos outros. Ele nos ajuda a entender como agir para despertar o sentimento de colaboração nas pessoas, como envolvê-las com o grupo e fazê-las participar dos projetos globais e individuais de uma instituição de forma natural e voluntária, sem a necessidade do autoritarismo, por exemplo.
Livros para as ferias - o monge

Transformando suor em ouro

Autor: Bernardinho
Escrito pelo técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, Bernardinho, o livro foge das passagens técnicas da vida profissional do treinador para mostrar na prática lições valiosas da sua vida como líder de equipes que já conquistaram inúmeras medalhas e títulos para o Brasil.
Por meio das histórias de vida de Bernardinho e de uma leitura leve e agradável, você vai descobrir preceitos elementares de um bom gestor, como extrair o melhor de cada indivíduo dentro de um grupo, dicas de motivação e perceberá que alguns ditados nem sempre estão certos, como aquele que diz “em time que está ganhando não se mexe”.
Livros para as ferias - transformando suor
Então, gostou das nossas sugestões de livros para as férias?

Nenhum comentário:

Postar um comentário