sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Composição e Decomposição de um Numeração Racional

Parte 3: Descubra a Regra 

Desenvolvimento: 

Entregue a cada aluno a atividade abaixo e peça que completem as sequências ali iniciadas. Para tanto, desafie-os a descobrir a regra de formação de cada uma.  


As sequências da parte A não apresentam dificuldades por serem formadas por números escritos na forma decimal, ficando assim evidenciado que a regra de formação é dada por uma adição, ou por uma subtração de um número decimal. 


Já nas sequências da parte B, por se tratarem de representações fracionários, a adição não fica tão evidenciada e o aluno poderá ser levado por outras regularidades para completar a sequência, o que é até conveniente, desde que algumas discussões sejam garantidas, tais como: 

  • Qual a diferença  entre dois números consecutivos da primeira sequência? E da segunda?
  • O que você observa de comum entre as frações que estão entre 0 (zero) e 1 (um)? 
  • E entre os números 1 e 2? Faça as perguntas a respeito da escrita decimal, como por exemplo:  
  • Como são os números decimais que estão entre 0 (zero) e 1 (um)? No que eles diferem dos que estão entre 1 (um) e 2 (dois)? E entre os que estão entre 2 (dois) e 3 (três)? 
Fonte: Experiências Matemáticas para os sextos anos. 

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