sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Meio Ambiente: ÁGUA

Pensando em um Projeto com o tema: Água


“Nosso corpo tem ¾ de água (H2O).
Para produzir 1 kg de papel é preciso 540 litros de água e para produzir 1 tonelada de aço 260.000 litros de água.
Uma pessoa pode gastar até 300 litros de água por dia.
A água tem um custo que não é pequeno, para se ter uma ideia as estações de tratamento e redes de distribuição da SABESP correspondem em termos de distância, a 41.000 km, o que é aproximadamente a circunferência da terra em torno da linha do Equador.
Só 3% da água total do planeta estão disponíveis para bebermos.
Uma torneira pingando o dia inteiro equivale a uma família de cinco pessoas usando água.
A distância da Terra ao Sol é de 150 milhões de quilômetros, por isso temos a água nos três estados: sólido, líquido e gasoso. Pelo que se sabe, somente o planeta tem água em abundância.
O nosso sangue tem aproximadamente 83% de água. Na superfície do nosso planeta tem 70% de água.
Quando você abre uma torneira, gasta 2 a 3 litros de água para lavar a mão.
Uma empresa pode gastar 10 t de cloro, 45 t de sulfato de alumínio e 16 t de cálcio para produzir 33 m3 por segundo de água limpa.
Uma descarga pode gastar entre 10 e 30 litros de água, um americano usa 6 litros apenas.
O Brasil tem aproximadamente 14% da água doce do planeta.
No ano de 2000, provavelmente estaremos consumindo 150 milhões de m3 de água por ano e gerando 90 milhões de m3 de esgoto.
Situações problemas:
1.      Os grandes vilões do desperdício são a mangueira e o chuveiro. A pia de cozinha, a lavadora de roupas, o vaso sanitário e o lavatório vêm na sequência entre os líderes no consumo de água.
Muitas pessoas deixam a torneira aberta cada vez que escovam os dentes. Sabendo que, ao escovar os dentes com a torneira aberta, gasta-se aproximadamente 80 litros de água por dia, agora responda.
a)      Se 1/10 das pessoas do Brasil tivessem esse hábito, quanto se desperdiçaria de água nesse país, em um ano?
b)     Se cada brasileiro desperdiçasse 2,5 litros de água por dia, quanto se desperdiçaria no país, em um ano? Compare com item anterior.
c)      Faça uma estimativa da quantidade de água que uma pessoa com esse hábito desperdiçaria em um ano.

Pesquisar a população atual do Brasil no site do IBGE.
Observação: Se você usar um copo e fechar a torneira poderá economizar aproximadamente 79 litros.
2.      A prefeitura de São Paulo poderá usar água tratada vinda de esgotos na lavagem de ruas, praças, passeios públicos e na irrigação de jardins e campos esportivos. (Estadão14/09/2001)
Pesquisar sobre água de reúso.

Sugestões de sites:


Todo dia são gastos pela PMSP 21,6 mil metros cúbicos de água com a limpeza das ruas após as feiras. Se o metro cúbico de água tratada custa R$ 0,86 e a reutilização sai por R$ 0,54 a menos do que custa a mesma quantidade de água potável. Qual é a economia em reais?
3.      A cidade de São Paulo consome 250 milhões de litros de água por hora, o equivalente a 116 piscinas olímpicas. (Folha de São Paulo 02/08/2001)
Calcule o volume de cada piscina olímpica de acordo com estas informações e apresente possíveis medidas para o comprimento e largura da piscina, assumindo que a profundidade é de 1,98 m.”
4.      Cerca de ¾ da superfície da Terra é coberta de água, 97% da água da superfície terrestre é salgada. Grande parte da água doce do planeta está em geleiras, icebergs e em subsolos muito profundos, apenas 0,01% da água doce vai para os rios, ficando disponível para uso.
Para saber quantos milhões de quilômetros quadrados têm a superfície terrestre utilizamos a expressão:
S = 4. , onde r é aproximadamente 6.400 km;  é aproximadamente 3,14.
a)      Apresente a superfície total do globo terrestre em km2?
b)     Encontre a extensão da superfície do globo coberta por água.
c)      O que pode ser potencialmente consumido é uma pequena fração. Calcule em km2 a possível extensão dessa quantidade.
d)     Encontre uma forma de comparar o total de água da superfície terrestre com a água doce disponível para uso.
e)      O Brasil tem 13,7% da água potável do planeta, mas 80% da água potável existente no Brasil estão na região amazônica, distante dos grandes centros. Os 20% restantes abastecem 95% da população brasileira. Represente graficamente água potável x população brasileira.

Observação: Coreia do Sul abre o 7º Fórum Mundial da Água ampliando o debate sobre "Água para nosso futuro"

Site: http://www.abrh.org.br/SGCv3/index.php?NOT=501

“De um lado estão as agências multilaterais de financiamento, que estimulam investimentos privados para atender a mais de 1,1 bilhão de pessoas sem água potável e 2,4 bilhões sem saneamento em todo o mundo.”

“De outro, ficam as organizações não-governamentais que defendem que o acesso a uma cota mínima de 50 litros de água por dia seja declarado como um direito de todos os seres humanos.”

A crise levou ecologistas a afirmarem que a questão hídrica é um problema ambiental tão grave quanto o das mudanças climáticas.

A ONU avalia que 50 litros de água, o mínimo que atende às exigências diárias de cada ser humano: cinco litros para ingestão direta, 20 litros para higiene e saneamento, 15 para banho e 10 para preparação dos alimentos. A organização quer reduzir pela metade, até 2015, o percentual da população do globo que não tem acesso a esse volume diário. (Folha de São Paulo 17/03/2003)

5.      Para esta atividade são necessárias contas de água dos últimos seis meses de uma família. Analise os dados da conta e:

a)      Encontre a média mensal de gasto de cada membro da família nesse período.

b)     Calcule a média mensal de consumo ideal por pessoa e compare com a média de consumo das contas do colega, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo ideal é de dois milhões de litros por habitante/ano?

c)      Retire da conta de água elementos que permitam definir as funções que relacionam o número de m3 de água consumidos com a despesa total.   

 

Observação: São Paulo, metrópole com 8.000 km2, 0,1% do território nacional, ___ milhões de pessoas, quase ____  de habitantes do estado, tem ___ de água por habitante. (pesquisar)


Sugestões de sites:


Sugestão de filme: “Água na boca” produzido pela SABESP/CULTURA.


Fonte destas atividades: Semana da Licenciatura no IME USP, Oficinas Volume 2, Matemática e Meio Ambiente, Profa. Berton, Ivani da Cunha B. e Profa. Itacarambi, Ruth Ribas.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário