sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Meio Ambiente: ÁGUA - Primeira Parte

Pensando em um Projeto com o tema: Água


“Nosso corpo tem ¾ de água (H2O).
Para produzir 1 kg de papel é preciso 540 litros de água e para produzir 1 tonelada de aço 260.000 litros de água.
Uma pessoa pode gastar até 300 litros de água por dia.
A água tem um custo que não é pequeno, para se ter uma ideia as estações de tratamento e redes de distribuição da SABESP correspondem em termos de distância, a 41.000 km, o que é aproximadamente a circunferência da terra em torno da linha do Equador.
Só 3% da água total do planeta estão disponíveis para bebermos.
Uma torneira pingando o dia inteiro equivale a uma família de cinco pessoas usando água.
A distância da Terra ao Sol é de 150 milhões de quilômetros, por isso temos a água nos três estados: sólido, líquido e gasoso. Pelo que se sabe, somente o planeta tem água em abundância.
O nosso sangue tem aproximadamente 83% de água. Na superfície do nosso planeta tem 70% de água.
Quando você abre uma torneira, gasta 2 a 3 litros de água para lavar a mão.
Uma empresa pode gastar 10 t de cloro, 45 t de sulfato de alumínio e 16 t de cálcio para produzir 33 m3 por segundo de água limpa.
Uma descarga pode gastar entre 10 e 30 litros de água, um americano usa 6 litros apenas.
O Brasil tem aproximadamente 14% da água doce do planeta.
No ano de 2000 (atualizar a informação), provavelmente estaremos consumindo 150 milhões de m3 de água por ano e gerando 90 milhões de m3 de esgoto.
Situações problemas:
1.      Os grandes vilões do desperdício são a mangueira e o chuveiro. A pia de cozinha, a lavadora de roupas, o vaso sanitário e o lavatório vêm na sequência entre os líderes no consumo de água.
Muitas pessoas deixam a torneira aberta cada vez que escovam os dentes. Sabendo que, ao escovar os dentes com a torneira aberta, gasta-se aproximadamente 80 litros de água por dia, agora responda.
a)      Se 1/10 das pessoas do Brasil tivessem esse hábito, quanto se desperdiçaria de água nesse país, em um ano?
b)     Se cada brasileiro desperdiçasse 2,5 litros de água por dia, quanto se desperdiçaria no país, em um ano? Compare com item anterior.
c)      Faça uma estimativa da quantidade de água que uma pessoa com esse hábito desperdiçaria em um ano.

Pesquisar a população atual do Brasil no site do IBGE.
Observação: Se você usar um copo e fechar a torneira poderá economizar aproximadamente 79 litros.
2.      A prefeitura de São Paulo poderá usar água tratada vinda de esgotos na lavagem de ruas, praças, passeios públicos e na irrigação de jardins e campos esportivos. (Estadão 14/09/2001)
Pesquisar sobre água de reúso.

Sugestões de sites:

Todo dia são gastos pela PMSP 21,6 mil metros cúbicos de água com a limpeza das ruas após as feiras. Se o metro cúbico de água tratada custa R$ 0,86 e a reutilização sai por R$ 0,54 a menos do que custa a mesma quantidade de água potável. Qual é a economia em reais?
3.      A cidade de São Paulo consome 250 milhões de litros de água por hora, o equivalente a 116 piscinas olímpicas. (Folha de São Paulo 02/08/2001)
Calcule o volume de cada piscina olímpica de acordo com estas informações e apresente possíveis medidas para o comprimento e largura da piscina, assumindo que a profundidade é de 1,98 m.”


Sugestões de sites:

  

Sugestão de filme: “Água na boca” produzido pela SABESP/CULTURA.


Fonte destas atividades: Semana da Licenciatura no IME USP, Oficinas Volume 2, Matemática e Meio Ambiente, Profa. Berton, Ivani da Cunha B. e Profa. Itacarambi, Ruth Ribas.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário