quinta-feira, 31 de março de 2016

Evento: Inquietudes Urbanas - Cidades, Segregação e Violência

CENTRO
                                  UNIVERSITÁRIO MARIA ANTONIA

rua maria antonia  294  vila buarque  são paulo  sp  01222-010
http://www.mariantonia.prceu.usp.br/  tel. 11 3123 5200


As relações entre violência urbana e segregação territorial nas cidades brasileiras,
debate com 
Paula Miraglia,  Bruno Paes Manso e Daniel Hirata,
no Maria Antonia


Cidades, segregação e violência

com Paula Miraglia,  Bruno Paes Manso e Daniel Hirata
11 de abril
segunda-feira, 19h

No dia 11 de abril, às 19h, acontece no Centro Universitário Maria Antonia o debate Cidades, segregação e violência, que faz parte da série Inquietudes Urbanas - A periferia no centro.

Nessa edição serão abordadas as relações entre violência e distribuição desigual de renda, que geram um quadro de segregação territorial nas cidades brasileiras. De modo geral, a maior parte dos assassinatos verificados no país ocorrem em áreas de grande vulnerabilidade social, com infraestrutura precária, mau funcionamento dos serviços públicos e onde a presença do Estado se dá por meio da informalidade. Nesse sentido, a mesa debaterá as consequências que esse quadro promove na vida das vítimas preferenciais da violência urbana: jovens, pobres, negros e pardos, moradores das periferias dos centros urbanos.

Paula Miraglia é doutora em Antropologia Social pela FFLCH-USP, diretora geral do International Centre for the Prevention of Crime (ICPC) e autora do artigo Aprendendo a lição: uma etnografia das Varas Especiais da Infância e da Juventude (Revista Novos Estudos, 2005).

Bruno Paes Manso é doutor em Ciência Política pela FFLCH-USP e atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado sobre homicídios, confiança institucional e legitimidade no Núcleo de Estudos da Violência da FFLCH-USP. 

Daniel Hirata é professor de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito no ICHF-UFF e pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Economia e Cultura (NUCEC-UFRJ).







Debate com Paula Miraglia, Bruno Paes Manso e Daniel Hirata


Cidades, segregação e violênciacom Paula Miraglia,  Bruno Paes Manso e Daniel Hirata
11 de abril
entrada franca - retirada de senhas 30 min antes



 
informações
11 3123 5213 / 5214


Nenhum comentário:

Postar um comentário