sexta-feira, 17 de julho de 2015

Divisão de Frações - Utilizando um material pedagógico confeccionado em papel

Planejamento das Divisões 






Primeira Situação:

2/6 (dois sextos) dividido 1/3 (um terço)


Nossa área são 18 (dezoito) quadradinhos, 6 x 3 ou 3 x 6. 


18 (dezoito) dividido por 6 (seis) é igual a 3 (três), multiplicado por 2 (dois) é igual a 6. 


Observar que cada 6 (seis) quadradinhos correspondem a 1/3 (um terço). 


Temos que 1/3 (um terço) são 6 (seis) quadradinhos, portanto podemos concluir que 6/6 (seis sextos) correspondem a 1 (um) inteiro. 

Segunda Situação: 

Agora vamos pensar em 3/5 (três quintos) dividido por 2/3 (dois terços), nossa área então são 15 (quinze) quadradinhos, 3 x 5 ou 5 x 3.   




Área com 15 (quinze) quadradinhos. 



São 15 (quinze) quadradinhos.  


Na tábua de multiplicação temos 9 (nove) quadradinhos que são 3/5 (três quintos) de 15 (quinze) quadradinhos. 



3/5 (três quintos) de 15 (quadradinhos) são: 15 (quinze) dividido por 5 (cinco) é igual a 3 (três), multiplicado por 3 (três) é igual a 9 (nove). 


Terceira Situação: 


1/8 (um oitavo) dividido por 1/4 (um quarto), área de 32 (trinta e dois) quadradinhos, 4 x 8 ou 8 x 4. 





32 (trinta e dois) dividido por 8 (oito) é igual a 4 (quatro), multiplicado por 1 é igual a 4 (quatro). 



Cada 8 (oito) quadradinhos correspondem a 1/4 (um quarto). Temos que 4/8 (quatro oitavos) é equivalente a 1/2 (um meio). 


Área de 32 (trinta e dois) quadradinhos, 8 x 4 ou 4 x 8.  


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