quarta-feira, 29 de julho de 2015

Curso de Atualização - CAEM/USP

CURSO DE ATUALIZAÇÃO Jogos: uma metodologia eficaz para o ensino e a aprendizagem da Matemática nos anos iniciais


Período de inscrições: de 03/08/2015 até 04/09/2015

No segundo semestre de 2015 o CAEM oferecerá, gratuitamente, o curso de atualização "Jogos: uma metodologia eficaz para o ensino e a aprendizagem da Matemática nos anos iniciais".
Ementa: Diante das dificuldades enfrentadas no ensino da matemática, os professores buscam, gradativamente, priorizar não a reprodução, mas sim a construção dos conhecimentos, sendo que, para tanto, devem ser trabalhadas atividades que despertem o interesse e a motivação dos alunos, permitindo uma interação entre professor, aluno e saber matemático e possibilitando a busca de significações dos conceitos a serem construídos. Dentre tais atividades, destacam-se os jogos matemáticos, que têm valores educacionais intrínsecos, assim, acredita-se que a utilização deste recurso em sala de aula é uma excelente alternativa para desenvolver a capacidade dos alunos de atuarem como sujeitos na construção de seus conhecimentos.

Ministrante: Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Taxa: Atividade gratuita
Público Alvo: Professores de matemática de Ensino Fundamental I e professores de Matemática em geral da rede pública de ensino.
Carga horária: 30h.
Número de vagas: 40
Número mínimo para realização do curso: 10
Avaliação: serão propostas atividades que comporão a nota do participante.
Critério de aprovação: será aprovado o participante que obtiver média final maior ou igual a 7,0 e frequência nas aulas maior ou igual a 85%.
Datas previstas para os encontros: 15/09; 22/09; 06/10; 20/10; 27/10; 10/11; 17/11 e 24/11, terças-feiras, das 14h às 17h45.

Observações importantes
  • O curso de atualização Jogos: uma metodologia eficaz para o ensino e a aprendizagem da Matemática nos anos iniciais terá a duração de 30 horas e é destinado preferencialmente a professores que estejam atuando na escola pública.
  • De acordo com o regimento da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, na inscrição, o candidato deverá apresentar cópia de seu diploma de nível superior..
    O participante aprovado (média maior ou igual a sete e com frequência mínima de 85%) receberá certificado expedido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, com homologação da EFAP.

Procedimento para inscrição no curso de atualização.
O processo de inscrições para o curso de atualização tem duas etapas:
1- Leia muito atentamente as instruções abaixo e, após isso, acesse o formulário de inscrições (em breve). 
Anexe ao formulário as cópias dos seguintes documentos:
  • RG (frente e verso);
  • Diploma (frente e verso);
  • Holerite mais recente.
2- Após enviados, seus dados serão analisados e você receberá outro e-mail confirmando sua inscrição.
Fique atento: você só estará inscrito, de fato, no curso, quando receber o e-mail de confirmação de inscrição.
Lembramos que:
- o envio dos dados não é garantia de matrícula. Seus dados serão analisados e então mandaremos um e-mail de confirmação da matrícula;
- enquanto não forem enviados todos os dados e documentos solicitados, o pedido de inscrição não será reconhecido, ou seja, será inválido;
- será dado preferência a professores atuantes em escola pública e formados em Matemática e/ou Pedagogia.
Caso esteja inscrito no curso e não possa comparecer, é necessário avisar o CAEM com 5 dias de antecedência para que sua vaga possa ser disponibilizada a outra pessoa em lista de espera.
Para maiores esclarecimentos, ligue para (11) 3091-6160 ou envie um e-mail para caem@ime.usp.br.



Rua do Matão, 1010 sala 167 - bloco B
05508-090 - São Paulo - SP
Brasil
E-mail: caem(arroba)ime.usp.br
Telefone e Fax: (11) 3091-6160

Fonte: https://www.ime.usp.br/caem/atualizacao1.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário