quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Curso de Atualização - CAEM USP

CURSO DE ATUALIZAÇÃO Os significados das frações e os números racionais


Período de inscrições: de 19/02/2015 até 06/03/2015

No primeiro semestre de 2015 o CAEM oferecerá, gratuitamente, o curso de atualização “Os significados das frações e os números racionais”.
Ementa: Inicialmente será apresentada a evolução histórica do conceito de frações e os números racionais, com destaque para os egípcios, babilônios e como abordar tais perspectivas na sala de aula. Discutiremos conceitos preliminares como unidade, equivalência, número como medida. Apresentaremos as concepções de frações e as suas abordagens em sala de aula. Vamos propor atividades investigativas para que os alunos descubram propriedades e relações importantes para o desenvolvimento dos conceitos de fração e número racional. Utilizaremos também a metodologia da resolução de problemas como motivação, como aplicação em situações reais, do cotidiano e como desenvolvimento do raciocínio.
Objetivos específicos do curso:
  • Proporcionar aos professores atividades para sala de aula que explorem os significados das frações e os números racionais.
  • Apresentar e discutir atividades lúdicas com a intenção de melhorar a compreensão dos conceitos.
  • Propor situações problemas para a aplicação das ideias pertinentes às frações e os números racionais.
  • Propor atividades investigativas (heurística ) para a descoberta de propriedades e para o desenvolvimento do pensamento matemático.
  • Discutir e propor estratégias com o objetivo de superar os obstáculos epistemológicos e didáticos no processo de ensino e aprendizagem.
  • Apresentar as ideias das frações e os números racionais fazendo um percurso histórico desde os egípcios até os dia de hoje.

Ministrante:
Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME-USP)
Taxa: Atividade gratuita
Público Alvo: Professores do 1º ao 5º do ensino fundamental e professores de Matemática do ensino fundamental II.
Carga horária: 30 horas
Número de vagas: 50 vagas.
Número mínimo para realização do curso: 10
Avaliação: serão propostas atividades que comporão a nota do participante.
Critério de aprovação: será aprovado o participante que obtiver média final maior ou igual a 7,0 e frequência nas aulas maior ou igual a 85%.
Datas previstas para os encontros: 14/03; 28/03; 11/04; 25/04; 16/05; 30/05; 13/06 e 27/06. , sábados no período das 8h30 às 12h15.

Observações importantes
  • O curso de atualização Os significados das frações e os números racionais terá a duração de 30 horas e é destinado preferencialmente a professores de escola pública atuando no ensino fundamental.
  • De acordo com o regimento da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, na inscrição, o candidato deverá apresentar cópia de seu diploma de nível superior.
  • O participante aprovado (média maior ou igual a sete e com frequência mínima de 85%) receberá certificado expedido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.


Rua do Matão, 1010 sala 167 - bloco B
05508-090 - São Paulo - SP
Brasil
E-mail: caem(arroba)ime.usp.br
Telefone e Fax: (11) 3091-6160

Nenhum comentário:

Postar um comentário