quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Construtivismo - Recorte

“Macedo esclarece muito bem, referindo-se ao construtivismo e sua função educacional: Uma questão muito debatida é sobre a postura do professor, por exemplo, diante dos conteúdos escolares; supõem alguns que o professor construtivista não precisa considerar os conteúdos ou materiais escolares, tanto quanto o fazem os professores da escola tradicional. Trata-se de um engano. O professor construtivista deve saber muito mais a matéria que ensina, mas por uma razão muito diferente. Antes tratava-se de saber bem, para transmitir ou avaliar certo. Agora, trata-se de saber bem para discutir com o aluno, para localizar na história da ciência o ponto correspondente ao seu pensamento, para fazer perguntas “inteligentes”, para formular hipóteses, para sistematizar quando necessário”. (1993, p.29 – 30)


Fonte: MACEDO, Lino. Ensaios construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário