quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Assunto: Números Primos


 Currículo + da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
 
 
audio-m-primos
O objeto explora algumas curiosidades e informações em relação aos números primos. É discutido, por exemplo, desde a definição de um número primo até qual é o maior número primo conhecido pela comunidade científica. No material ainda se encontra a demonstração da existência de infinitos números primos e um aplicativo que oferece uma representação visual do Teorema Fundamental da Aritmética, ou seja, que qualquer número inteiro positivo maior que 1 pode ser representado de forma única como um produto de números primos. No currículo oficial do Estado de São Paulo este objeto fortalece os conteúdos trabalhados no 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Comentário do PCNP: Interessante objeto digital de aprendizagem, que pode contribuir para despertar a curiosidade de nossos alunos com relação ao Crivo de Erastótenes.    
 
 
 
 
Você sabia? Um número primo é um número natural que possui exatamente dois divisores distintos: um e ele mesmo. A dificuldade de se encontrar os divisores primos de números grandes faz dos números primos uma poderosa ferramenta da criptografia, garantindo o sigilo e a segurança, por exemplo, de operações bancárias realizadas pela Internet. O maior número primo conhecido até setembro de 2008 tem mais de 12 milhões de dígitos. Ele foi descoberto pelo grupo GIMPS que pode ganhar, por este feito, um prêmio de 100 mil dólares oferecido pela Electronic Frontier Foundation.

Nenhum comentário:

Postar um comentário