segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Olímpiada de Matemática dos países de Língua Portuguesa

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Brasil vence a Olimpíada de Matemática dos Países de Língua Portuguesa


Na sexta-feira (9), o Brasil somou mais quatro medalhas ao histórico de participação na Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, ficando por terceiro ano consecutivo com a primeira posição geral na competição.
A olimpíada, que foi realizada na cidade de Maputo, Moçambique, contou com a presença de 16 jovens do Brasil, Portugal, Moçambique, e São Tomé e Príncipe. Cada país enviou uma delegação de quatro estudantes, menores de 18 anos, e dois professores.
O grande destaque brasileiro foi Gabriel Toneatti Vercelli (SP), quem conquistou a medalha de ouro. As medalhas de prata foram trazidas ao país por João César Campos Vargas (MG), Lucca Morais de Arruda Siaudzionis (CE) e Lucas Pereira Galvão de Barros (SP). Os estudantes foram acompanhados pelos professores Carlos Nogueira Bahiano (BA) e Marcelo Xavier de Mendonça (RJ). O segundo colocado foi Portugal.
Durante a disputa os competidores submeteram-se a duas provas individuais, realizadas nos dias 7 e 8 na capital moçambicana. Cada exame apresentou três problemas de matemática selecionados por um júri internacional, que exigem a resolução de exercícios de álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória.
Como representar o Brasil em competições internacionais
Os estudantes que representam o Brasil em competições internacionais de matemática são selecionados pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), competição realizada anualmente nas escolas públicas e privadas em todo o país e que reúne mais de 200 mil estudantes e seus professores.
Para participar da OBM, o cadastro deve ser feito apenas pelas instituições no site (www.obm.org.br), entre os meses de março e abril de cada ano. Depois, os alunos interessados devem fazer a inscrição interna com o professor responsável.
A OBM é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

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