segunda-feira, 5 de agosto de 2013

CAEM/USP


CURSO DE ATUALIZAÇÃO Uma abordagem de aritmética para as séries iniciais
Neste segundo semestre o CAEM oferecerá, gratuitamente, o curso de atualização “Uma abordagem de aritmética para as séries iniciais”. Por meio de atividades investigativas serão trabalhados tópicos como operações matemáticas e seus significados, cálculo mental, estimativas, bases de contagem, enfatizando diversas estratégias de ensino e aprendizagem para a sala de aula. O curso acontecerá em 8 manhãs de sábados, com início em 14 de setembro.
Ministrante: Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM-IME-USP) Taxa: Atividade gratuita
Público Alvo: Professores da rede pública (preferencialmente) de 1º ao 5º ano do ensino fundamental e professores de matemática em geral.
Objetivos do curso: Os conteúdos que trataremos no curso estão presentes nos currículos do ensino fundamental e fazem parte, principalmente, do bloco denominado nos PCNs de "Número e operações". O curso tem como principais objetivos retomar as noções aritméticas tratadas nas séries iniciais do Ensino Fundamental, enfatizar a importância de tais temas para o desenvolvimento da criança e discutir estratégias de ensino e aprendizagem desses tópicos para as séries iniciais. Especificamente o curso tratará de:

a) Desenvolver as operações matemáticas nas diversas bases de contagem;
b) Apresentar modelos concretos para dar significado às operações;
c) Trabalhar com o cálculo mental e aproximado (estimativa);
d) Aplicar os conceitos num contexto de resolução de problemas;
e) Fazer de forma consistente a relação entre as operações matemáticas;
f) Criar habilidades operacionais por meio de desafios, puzzles e jogos;
g) Desenvolver diferentes estratégias com o objetivo de facilitar o cálculo numérico.
Carga horária: 30 horas
Número de vagas: 40 vagas
Avaliação: Em cada encontro será proposta uma atividade no valor de 1,0 ponto. Além disso, os participantes, separados por grupo, deverão fazer um trabalho que constará da elaboração de atividades sobre um tópico do curso para alunos das séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º anos).
Critério de aprovação: o participante deverá ter média final mínima 7,0 (sete) e frequência nas aulas maior ou igual a 85% (oitenta e cinco por cento)
Datas previstas para os encontros: 14/09, 21/09, 28/09, 05/10, 19/10, 26/10, 09/11 e 23/11.

Observações importantes
  • O curso de atualização Uma abordagem de aritmética para as séries inciais terá a duração de 30 horas e é destinado preferencialmente a professores atuando no Ensino Fundamental I, com formação superior em Pedagogia ou Licenciatura em Matemática.
  • De acordo com o regimento da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, na inscrição, o candidato deverá apresentar cópia de seu diploma de nível superior.

Procedimento para inscrição no curso de atualização.
  1. Período para pré-inscrição: de 07/08/2013 até 06/09/2013.
  2. Envie, via fax ou e-mail, até o dia 06/09/2013, a solicitação de pré-inscrição no curso de atualização Uma abordagem de aritmética para as séries inciais, acompanhada de cópia do diploma de conclusão de curso de graduação, cópia do RG e cópia do último hollerith.
  3. Ao solicitar a pré-inscrição informe os seguintes dados: nome completo; telefones para contato; e-mail; endereço completo com CEP e o CPF e local(is) de trabalho.
  4. A pré-inscrição não garante a matricula no curso.
  5. As pré-inscrições serão avaliadas e será dada prioridade de matrícula para professores de escolas públicas.
  6. Após a avaliação das inscrições, as pessoas que tiverem a matrícula efetivada serão comunicadas via telefone ou e-mail.
  7. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco pelo telefone (11) 3091-6160.


Rua do Matão, 1010 sala 167 - bloco B
05508-090 - São Paulo - SP
Brasil
E-mail: caem(arroba)ime.usp.br
Telefone e Fax: (11) 3091-6160

Nenhum comentário:

Postar um comentário