sexta-feira, 17 de julho de 2020

Professor Márcia Marcomini - Língua Portuguesa - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Concordância Verbal

EE ORLANDO GERIBOLA 
LÍNGUA PORTUGUESA 
PROF MÁRCIA MARCOMINI 
Turmas: 7A 7B 7C 


Nome: ____________________________________________________________________________


Explicação: Concordância verbal 

Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. 

Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser. 

Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser. 

Casos de concordância verbal: 

1) Sujeito simples Regra geral: 

O verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa.

Ex.: Nós vamos ao cinema. 

O verbo (vamos) está na primeira pessoa do plural para concordar com o sujeito (nós). 

Casos especiais: 

a) O sujeito é um coletivo - o verbo fica no singular. Ex.: A multidão gritou pelo rádio. 

Atenção: Se o coletivo vier especificado, o verbo pode ficar no singular ou ir para o plural. Ex.: A multidão de fãs gritou./ A multidão de fãs gritaram.

b) Coletivos partitivos (metade, a maior parte, maioria, etc.) – o verbo fica no singular ou vai para o plural. 

Ex.: A maioria dos alunos foi à excursão./ A maioria dos alunos foram à excursão. 

c) O sujeito é um pronome de tratamento - o verbo fica sempre na 3ª pessoa (do singular ou do plural). Ex.: Vossa Alteza pediu silêncio./ Vossas Altezas pediram silêncio. 

d) O sujeito é o pronome relativo "que" – o verbo concorda com o antecedente do pronome. Ex.: Fui eu que derramei o café./ Fomos nós que derramamos o café.

e) O sujeito é o pronome relativo "quem" - o verbo pode ficar na 3ª pessoa do singular ou concordar com o antecedente do pronome. Ex.: Fui eu quem derramou o café./ Fui eu quem derramei o café. 

f) O sujeito é formado de nomes que só aparecem no plural - se o sujeito não vier precedido de artigo, o verbo ficará no singular. Caso venha antecipado de artigo, o verbo concordará com o artigo. Ex.: Estados Unidos é uma nação poderosa./ Os Estados Unidos são a maior potência mundial.

g) O sujeito é formado pelas expressões: mais de um, menos de dois, cerca de..., etc. – o verbo concorda com o numeral. Ex.: Mais de um aluno não compareceu à aula./ Mais de cinco alunos não compareceram à aula. 

h) O sujeito é constituído pelas expressões: a maioria, a maior parte, grande parte, etc. - o verbo poderá ser usado no singular (concordância lógica) ou no plural (concordância atrativa). Ex.: A maioria dos candidatos desistiu./ A maioria dos candidatos desistiram.

2) Sujeito composto Regra geral 

O verbo vai para o plural. Ex.: João e Maria foram passear no bosque.

Atividades: 1. Sublinhe o sujeito das orações abaixo: 

a. Minha mãe e eu fomos ao shopping no último domingo. 

b. Os alunos estão conversando muito. 

c. Ana e Júlia vieram me visitar. 

d. Minha amiga e eu fomos bem na prova de inglês. 

e. Os professores estão em reunião. 

2. Assinale a alternativa que melhor completa as orações a seguir: 

I. Mais de dez atletas _____________ da maratona. 

II. Fui eu que ____________ o jantar. 

III. Não __________ à votação dez por cento dos eleitores. 

IV. Qual de nós _______________ isso? 

A. ( ) participou, preparei, compareceu, quer 

B. ( ) participaram, preparei, compareceram, quer 

C. ( ) participamos, preparei, compareceu, queremos 

d. ( ) participou, preparou, compareceram, queremos

3. Faça a concordância verbal correta: 

a. Metade das alunas ____________________ [fez / fizeram] o dever de casa. 

b. A maior parte dos recursos se ______________________ [esgotou / esgotaram]. 

c. Mais de vinte pessoas ______________________ [acertaram / acertou] essa questão. 

d. Os alunos sempre _____________ [foram / foi] um importante motivo para eu continuar o meu trabalho. 

e. As crianças ________________ [é / são] o futuro da nação. 

h. ______________ [Faz / Fazem] dez anos que trabalho nesta empresa. 

i. Já ______________ [é / são] três horas e eles ainda não chegaram. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário