segunda-feira, 2 de abril de 2018

Vânia aqui vai a sugestão que prometi para motivar seus alunos ...

... em um desafio de aritmética.

Quadrado Mágico Humano (alunos)



A ideia é:

Um aluno deve ser colocado na posição indicada pelo número 1 no quadrado 3 x 3 (figura acima); 

Para posicionar os dois próximos alunos o Professor de Matemática deverá propor aos alunos que caminhem sempre pela diagonal acima em relação ao quadrado onde estão posicionados;

Observem pela figura acima que os dois próximos alunos ficariam fora do quadrado 3 x 3 e portanto devem ser deslocados 3 quadradinhos logo abaixo na mesma coluna; 

Novamente eles devem prestar atenção na diagonal acima em relação ao quadrado onde estão;

Lance um desafio aos alunos:

Eles devem terminar de preencher o Quadrado Mágico respeitando os números de pessoas por área (quadrado). Lembrando que serão necessários 45 alunos para construir esse Quadrado Mágico com alunos. O resultado da soma das linhas (horizontal), colunas (vertical) e diagonais, deverá portanto ser igual a quanto?

O Quadrado Mágico poderá ser construído no pátio ou na quadra da escola, envolvendo Professores de Educação Física, Arte, Matemática, Ciências, ..., enfim é uma possibilidade de trabalhar com lateralidade, desenho geométrico, cálculo, demografia, entre outros diversos conceitos.   

Uma outra ideia é usar o barbante como instrumento de medida propondo que os alunos definam como irão chamar a sua unidade de medida, para isso precisarão estabelecer um padrão. 

Vamos nos divertir aprendendo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário