terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Você gosta de Música! Material didático do Projeto Guri está disponível para download

São duas coletâneas, com aulas de baixo elétrico, viola caipira, canto coral, fundamentos da música e outros cursos da instituição
O Projeto Guri disponibiliza para professores e alunos, gratuitamente, material com conteúdo abordado no ensino coletivo de música da instituição. Os interessados podem fazer o download dos livros didáticos em duas coletâneas com sugestões de atividades e repertório, dicas e curiosidades, tudo organizado por educadores renomados dos cenários nacional e internacional. Clique aqui e adquira os exemplares.
Inicialmente, o material foi impresso, até chegar à sua versão online. Abaixo, entenda como as coletâneas foram desenvolvidas.
Para Educadores
Lançada em 2012, a coleção voltada para educadores, elaborada a partir das particularidades do ensino coletivo da música, é composta por 11 livros específicos para os cursos de baixo elétrico, bandolim, bateria, canto coral infantojuvenil, cavaco, guitarra, madeiras, metais, percussão, viola caipira, violão e um guia didático para cordas friccionadas.
A proposta é oferecer um material adaptado ao dia a dia e ao perfil dos alunos, tendo em vista a diversidade de faixa etária, gostos musicais, rotina e realidade de cada curso oferecido.
Para Alunos
Em continuidade ao projeto de elaboração de livros didáticos para apoio às atividades dos educadores do Guri, em 2013 foi a vez dos alunos se beneficiarem. O principal objetivo foi o de padronizar os conteúdos ministrados nos polos da Amigos do Guri. Cada aluno recebeu seu material, de acordo com o curso frequentado.
Os 17 títulos, que compõe a coleção, atendem aos cursos de: baixo elétrico, bandolim, bateria, cavaco, canto coral infantojuvenil, clarinete, eufônio, flauta, guitarra, percussão, saxofone, trompa, trombone, trompete, tuba, viola caipira e violão. Por meio do livro, os alunos acompanham as atividades aplicadas pelo educador e, como complemento, têm outras para realizar em casa, como pesquisa, reforço de conteúdo, atividades de apreciação e composição. Além disso, há também indicações de CDs, DVDs e livros do acervo para consulta e utilização em aula.
Em 2015, a Amigos do Guri entregou também livros didáticos em braille, feitos especialmente para o atendimento a alunos com deficiência visual total. Foram transcritos e impressos três títulos de Livros Didáticos de Alunos: violão, canto coral infantojuvenil e percussão. Por meio de capacitações, a Amigos do Guri iniciou uma nova etapa no aprendizado musical para alunos com deficiência, que passou a contar com ferramentas didáticas e melhor preparo dos profissionais, garantindo a inclusão e um aprendizado musical coletivo mais completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário