sábado, 3 de fevereiro de 2018

Dicas para os Professores Coordenadores novos na função

Primeira parte:

Penso que o primeiro passo é observar os resultados da Unidade Escolar na Plataforma Foco Aprendizagem.  

Vocês podem ir pelo Google digitando Plataforma Foco Aprendizagem: 
https://focoaprendizagem.educacao.sp.gov.br/   e em seguida clicando para acessar a Secretaria Escolar Digital (SED). Digite Nome de usuário (rg..........sp) e sua respectiva senha. 

Selecione um perfil e acesse o ambiente da SED e em seguida clique sobre o ícone Foco Aprendizagem. 


Você está diante dos resultados da Diretoria de Ensino, anos finais e ensino médio. 

Observe na ordem o Desempenho, o Fluxo e o IDESP. O produto do Desempenho x Fluxo tem como resultado o índice IDESP.

O fluxo é extremamente importante para que a equipe gestora, professores e funcionários pensem em ações para minimizar as faltas de nossos alunos. É interessante e imprescindível buscar respaldo junto ao Conselho Tutelar e consultar a legislação vigente sobre esse direito que assiste ao aluno. 

Clique em Analisar Ciclo e observe o gráfico de linha com os resultados da Diretoria desde 2012. 

Desça na barra de rolagem e procure as informações referentes a sua escola e se possível o das escolas das adjacências. 

Clique na caixinha referente a sua escola e veja a atualização logo acima do gráfico, clicando em Atualizar o Gráfico.

Os dados podem ser observados e anotados, assim como é possível recortar printando a tela ou recortando com a tesoura o que interessa.

Na sequência é importante consultar o Itinerário de Aprendizagem clicando do lado esquerdo da tela em Mapa de Habilidades. 

Logo em seguida acesse o Mapa das turmas 2017 e selecione a opção escola. Após clicar duas vezes no nome da escola, selecione a disciplina que deseja analisar (Língua Portuguesa ou Matemática) referente aos sétimos anos, nonos anos e terceira série do ensino médio. 

Observe principalmente as habilidades prioritárias na Etapa 1 e Grau de Domínio Baixo. 

É importante pensar num Plano de Ação, uma sugestão é contemplar habilidades que aparecem nos nonos anos e propor um trabalho de todas disciplinas do currículo, por exemplo com a habilidade H01. 

Para isso devemos consultar a Matriz de Avaliação Processual

https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6WEYtbE1XTjM3V3c/view?usp=sharing 

https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6N2lPbi02WjZCS0U/view?usp=sharing  (essa planilha precisa ser atualizada com dados de 2017)

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