quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Avaliação e suas funções

Segundo Haydt (2000) a avaliação está dividida em três funções, sendo elas: diagnóstica, formativa e somativa. 

  •  A avaliação diagnóstica tem como função identificar o nível de conhecimento prévio do aluno sobre determinado assunto, geralmente realizada no inicio de algum período de estudo. Verifica a carência ou presença de conhecimentos, habilidades necessárias para adquirir novos conhecimentos. Permite, também, encontrar problemas de aprendizado e a busca de suas causas. 


  •  A avaliação formativa tem como função controlar o ritmo do aprendizado. Trata-se de uma avaliação realizada no decorrer da proposta de ensino. Serve como instrumento verificador do alcance dos objetivos de ensino propostos para que se criem novas rotas de ensino conforme a necessidade. Evita que a metodologia de ensino prossiga sem eficiência e diminui problemas de aprendizado mais adiante. Essa modalidade de avaliação também tem a função orientadora, pois é nela que o aluno conhece seus erros e acertos e busca o estímulo necessário para um estudo sistemático. Portanto, tem função de fornecer o feedback a alunos e professores sobre os trabalhos desenvolvidos, além de evidenciar o nível de aprendizagem do aluno e com isso permitir que se faça um controle de qualidade de cada ciclo do processo ensino-aprendizagem.


  •  A avaliação somativa tem a função de classificar a assimilação do conteúdo por parte do aluno, permite mensurar os níveis de aprendizagem pré-estabelecidos a partir de um ou mais resultados das avaliações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário