quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Professora Mary - - - - Disciplina de Tecnologia e Inovação - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

EE Professor Orlando Geríbola

Atividades de Tecnologia e Inovação

Ano / Turmas: 6° Ano A,B,C

Professora: Mary

 

 

CONTEÚDOS

Caderno do aluno SP faz Escola Vol 3. Tecnologia e Inovação - Páginas, 48,49 e 50 .

ATIVIDADES

 

PESQUISA: O QUE MOTIVA A TROCA DE APARELHOS CELULARES?

Entrevistar um familiar e um amigo para descobrir de quanto em quanto tempo eles trocam (ou sentem vontade de trocar) seus aparelhos e as motivações para isso.  Utilizar o seu caderno de Tecnologia fazendo as seguintes perguntas:

 

a) Será que um aparelho muda tanto de um modelo para outro?

 

b)Por que as empresas lançam, em média, um modelo por ano?

 

C)Esses lançamentos têm a ver com a durabilidade do aparelho? O que você entende por durabilidade de um aparelho?

 

d)Em seguida responder a tabela da Atividade 4, pág. 48 no caderno do aluno vol. 3.

 

Faça a leitura do texto

“De Olho no lixo”, que se encontra no Caderno do Aluno pág,49.

 

Atividade pág. 50 – A publicidade e o consumismo

Você deve estar se perguntando onde isso tudo vai parar… O descarte de celulares não é o único vilão na questão de lixo eletrônico, mas como eles se tornaram um objeto de desejo cada vez mais acessível, os brasileiros trocam de aparelho a cada ano, em média. E, assim como em outros países do mundo, trocam sem necessariamente precisar. Você não acha que é muito pouco tempo para usar um produto eletrônico? Vamos fazer um teste? Pesquise  anúncios de grandes lojas e de operadoras de telefonia, e depois responda as perguntas a seguir.

 

1) Quem define que está na hora de trocar o celular?

 

2) Analisando os anúncios publicitários, qual o tipo de “pressão” são veiculadas?

 

3) Na sua opinião, qual é o objetivo desse tipo de propaganda?

 

4) Será que precisamos mesmo trocar de celular em tão pouco tempo, quando eles ainda estão em bom estado? Justifique.

 

5) Por que os celulares e outros produtos eletrônicos não duram muito mais?

 

Atividade - Reduzir, Reutilizar, Reciclar

Depois de assistir ao vídeo “Educação Ambiental - Lixo”, produzido por estudantes, pense bem e responda: Você já é um Super-Herói? Por quê? Responda em seu caderno.

 

Assistam ao vídeo: Canal: Youtube. Educação Ambiental – Lixo. Disponível

em: https://youtu.be/pvlncGoMboQ. Acesso em: 01 jun. 2020, produzido por estudantes, enfatizando o papel que todos nós temos na solução do problema do lixo

 

Atividade – Como vamos contar essa história?

Se você já é ou pretende ser esse Super-Herói do mundo real que segue os 3 Rs, vamos agora viajar no tempo. Imagine que estamos em 2050 e que o seu desafio é propor soluções para os problemas do consumo, descarte e reciclagem de dispositivos eletrônicos, criando uma história em quadrinhos . Soltem a criatividade. E lembrem que reduzir, reutilizar e reciclar são ações que nos fazem capazes de mudar o mundo. Literalmente! Os criadores da HQ poderão usar o modelo a seguir na página 51 ou criar.

 

 

Observação: Não deixem acumular as atividades... façam e enviem assim que terminar!!! maryaparecidaprof@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário