EE Professor Orlando
Geríbola
Atividades de
Tecnologia e Inovação
Ano / Turmas: 6° Ano
A,B,C
Professora: Mary
CONTEÚDOS
Caderno do aluno SP faz Escola Vol 3. Tecnologia e Inovação - Páginas,
48,49 e 50 .
ATIVIDADES
PESQUISA:
O QUE MOTIVA A TROCA DE APARELHOS CELULARES?
Entrevistar um familiar e um amigo para descobrir de
quanto em quanto tempo eles trocam (ou sentem vontade de trocar) seus aparelhos
e as motivações para isso. Utilizar o
seu caderno de Tecnologia fazendo as seguintes perguntas:
a) Será que um
aparelho muda tanto de um modelo para outro?
b)Por que as empresas lançam, em média, um modelo por
ano?
C)Esses lançamentos têm a ver com a durabilidade do
aparelho? O que você entende por durabilidade de um aparelho?
d)Em seguida responder a tabela da Atividade 4, pág.
48 no caderno do aluno vol. 3.
Faça a leitura
do texto
“De Olho no
lixo”, que se encontra no Caderno do Aluno pág,49.
Atividade pág. 50 – A publicidade e o consumismo
Você deve
estar se perguntando onde isso tudo vai parar… O descarte de celulares não é o
único vilão na questão de lixo eletrônico, mas como eles se tornaram um objeto
de desejo cada vez mais acessível, os brasileiros trocam de aparelho a cada
ano, em média. E, assim como em outros países do mundo, trocam sem
necessariamente precisar. Você não acha que é muito pouco tempo para usar um
produto eletrônico? Vamos fazer um teste? Pesquise anúncios de grandes lojas e de operadoras de
telefonia, e depois responda as perguntas a seguir.
1) Quem define
que está na hora de trocar o celular?
2) Analisando
os anúncios publicitários, qual o tipo de “pressão” são veiculadas?
3) Na sua
opinião, qual é o objetivo desse tipo de propaganda?
4) Será que
precisamos mesmo trocar de celular em tão pouco tempo, quando eles ainda estão
em bom estado? Justifique.
5) Por que os
celulares e outros produtos eletrônicos não duram muito mais?
Atividade - Reduzir, Reutilizar, Reciclar
Depois de
assistir ao vídeo “Educação Ambiental - Lixo”, produzido por estudantes, pense
bem e responda: Você já é um Super-Herói? Por quê? Responda em seu caderno.
Assistam ao
vídeo: Canal: Youtube. Educação Ambiental – Lixo. Disponível
em:
https://youtu.be/pvlncGoMboQ. Acesso em: 01 jun. 2020, produzido por
estudantes, enfatizando o papel que todos nós temos na solução do problema do
lixo
Atividade – Como vamos contar essa história?
Se você já é
ou pretende ser esse Super-Herói do mundo real que segue os 3 Rs, vamos agora
viajar no tempo. Imagine que estamos em 2050 e que o seu desafio é propor
soluções para os problemas do consumo, descarte e reciclagem de dispositivos
eletrônicos, criando uma história em quadrinhos . Soltem a criatividade. E
lembrem que reduzir, reutilizar e reciclar são ações que nos fazem capazes de
mudar o mundo. Literalmente! Os criadores da HQ poderão usar o modelo a seguir
na página 51 ou criar.
Observação: Não deixem acumular as atividades... façam e enviem assim que terminar!!! maryaparecidaprof@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário