terça-feira, 7 de novembro de 2017

Muito interessante!

Compreenda com + afeto




"Não houve um “Olá, muito prazer” quando me apresentaram à matemática. Como na maioria das escolas e livros, ela apareceu de repente, descrita apenas como uma série de procedimentos técnicos sem significado. E aprendi a odiá-la bem rápido, como costumamos fazer quando não somos capazes de enxergar a verdadeira essência daquilo a que chamamos “desconhecido” ou “outro”.
Mas há quatro anos, quando comecei a trabalhar no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, não usaram um apanhado de nomes, posições e funções para explicá-la. Simplesmente me mostraram a beleza das formas do universo, das contradições do mundo, da constante transformação da vida. Só então, a matemática ganhou novos contornos e compreendi que ela é tão cheia de graça quanto o português e as demais linguagens verbais que usamos para nos comunicar.
Despertar esse novo olhar para a matemática é o principal objetivo do Jornal da USP ao lançar este Especial. Aqui, você saberá por que “a matemática está em tudo”, tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017. Aliás, este e o próximo ano foram instituídos como o Biênio da Matemática no Brasil. Nesses dois anos, diversos eventos tomarão conta do território nacional, incluindo o Congresso Internacional de Matemáticos, que ocorrerá pela primeira vez no País de 1º a 9 de agosto de 2018.
Nesses tempos em que falar sobre ciência torna-se ainda mais primordial, o Jornal da USP e o ICMC se uniram ao Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI)para estimular algumas reflexões matemáticas. Esperamos que você aprecie o resultado e possa enxergar a matemática e as outras ciências com mais afeto!"
Denise Casatti
Analista de Comunicação no ICMC/USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário