quinta-feira, 17 de agosto de 2017

[Ceadivulga] DIVULGAÇÃO: Outras faces da história: SP a partir da trajetória de mulheres negras, 19 de agosto - 9h


O ANGANA - Núcleo de Pesquisa e Educação Patrimonial em Territórios Negros de São Paulo atua na desconstrução de versões da história que se pretende oficial e universal, a qual desconsidera toda a atuação política da população negra nos mais distintos ramos da atuação humana. Batalhamos pelo direito da memória, onde os referencias e experiências afro paulistanas sejam reconhecidos e valorizados, e passem a compor o mosaico que forma cada um(a) de nós como sujeitos históricos e políticos.

E no bojo dessa discussão, a questão de gênero, alicerçada no protagonismo de mulheres negras constitui-se como vetor da nossa prática ao entendermos que questionar a história "oficial" prevê concomitantemente o questionamento do patriarcado e o reconhecimento das experiências das mulheres negras na subversão e fomento à outros devires.

É na perspectiva de todas essas questões que se insere o presente evento:

Outras faces da história: SP a partir da trajetória de mulheres negras



Créditos: 
 Duas Mulheres, uma de costas, descansando em banco de praça - Pastore, Vincenzo (1910 circa)

O roteiro vai apresentar memórias invisibilizadas no imaginário da cidade de São Paulo, a partir das trajetórias de mulheres negras ao longo do século 19 e início do século 20, vendo a formação da cidade por outras óticas.
A partir da revisão das imagens e valores que moldam a percepção sobre a população negra de forma geral, e das mulheres negras, em específico, serão apresentados contrapontos para ler tais trajetórias a partir de outras óticas, desconstruindo imaginários estigmatizantes e exibindo formas de resistência que possuem gênero e pertencimento étnico manifestado no olhar e força destas mulheres negras, imprimindo novos contornos à cidade de São Paulo.

Condutores(a)
Marcelo Vitale Teodoro da Silva é graduado em história e cursa mestrado na USP, sobre a história de mulheres negras em São Paulo, sob orientação de Maria Cristina C. Wissenbach. Idealizador do curso Afrodescendência Plural e Ativa no Brasil: Desconstrução e reconstrução das historicidades das populações negras em São Paulo (1ª edição), contemplado pelo PROAC – Proteção e Promoção das Culturas Negras. Atualmente é pesquisador do Angana – Núcleo de Pesquisa e Educação Patrimonial em Territórios Negros.
Thais Fernanda Alves Avelar é Graduada em Lazer e Turismo pela Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Museologia – MAE/USP. Especialista em Cultura, Educação e Relações Étnico-raciais - USP. Especialista em Gestão de Projetos Culturais – USP. Atuou na formação de professores, na temática de educação étnico–racial, na linguagem áudiovisual, no NEER-  Núcleo de Educação Étnico-Racial da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Atualmente é pesquisador do Angana – Núcleo de Pesquisa e Educação Patrimonial em Territórios Negros.
Data – 19 de agosto (sábado)
Horário – 9h

Ponto de saída – Metrô Liberdade (saída da Praça da Liberdade 133)
Ponto de chegada – Largo do Paissandu
Distância – 1.500 metros (a pé)

Inscrições pelo email angana.nucleodepesquisa@gmail.com, até 17 de agosto
Vagas – 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário