quinta-feira, 10 de agosto de 2017

A estrutura do projeto político-pedagógico (PPP)

O documento define a identidade da escola e indica os caminhos para ensinar com qualidade. Saiba como elaborar o PPP da sua instituição


O que é

O projeto político-pedagógico, conhecido como PPP, reúne em um só lugar os objetivos da escola e os meios que ela pretende utilizar para alcançá-los. Longe de ser meramente uma formalidade burocrática, ele deve ser um documento vivo, com informações atualizadas, e de conhecimento de todos, pois assim dará a base para as decisões e as diretrizes para as atividades que serão realizadas ao longo de todo ano. Por isso mesmo, se você quiser um PPP forte na sua escola, será preciso envolver toda a comunidade na sua elaboração.

Abaixo, compartilhamos uma sugestão de estrutura do PPP. Mas lembre-se: o texto final será resultado de uma longa discussão, com adaptações feitas de acordo com a realidade da sua escola. Não à toa, será preciso avaliá-lo todos os anos e reestruturá-lo, caso necessário. Bom trabalho!

Estrutura do PPP

Missão

Essa parte do texto nada mais é que do que a definição de que tipo de aluno você quer formar. Para fazer isso, pergunte-se por que e para que a escola existe no lugar em que ela está.

A missão não precisará ser alterada todos os anos. Você saberá quando ela precisa de mudanças quando os objetivos iniciais forem alcançados, o público atendido mudar ou o contexto escolar for modificado, com a inserção de turmas de outras faixas etárias, por exemplo.

Contexto 

Apresente um breve histórico da comunidade em que a escola está inserida, levando em consideração características culturais, econômicas, sociais e físicas. O objetivo dessa parte é compreender a realidade da qual os alunos fazem parte. Muitos desses dados podem ser obtidos por uma pesquisa na comunidade, feita por meio de questionários, ou pela ficha de matrícula, que traz diversas informações sobre os hábitos e a família do estudante.

Caracterização da escola

Qual é a situação da estrutura física? Quais são os recursos humanos, financeiros e materiais disponíveis? De que maneira se estrutura da gestão e se organiza o funcionamento geral da instituição? Como a comunidade participa da realidade escolar? Qual é o desempenho dos alunos nas avaliações internas e externas? Há evasão e abandono?

Essas questões o ajudarão a esmiuçar o cenário da escola e ter clareza sobre que tipos de projetos poderão ser propostos e quais são as prioridades para o ano.

Diretrizes pedagógicas

Com base no diagnóstico feito nos dois pontos anteriores, é hora de definir o que deve ser trabalhado. Nessa seção, o coordenador pedagógico, junto com a equipe de professores, deve se apoiar nos referenciais curriculares da secretaria e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para descrever os conteúdos, os objetivos de ensino, as metas e aprendizagem e a forma de avaliação.

Plano de ação

Essa seção deve conter tudo o que será feito na prática na escola. Então, liste todas as ações planejadas para o ano, inclusive os projetos institucionais previstos para serem desenvolvidos, e explicite os objetivos, a duração, os responsáveis e as etapas de cada um.

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