quarta-feira, 31 de maio de 2017

Escolas podem participar da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP)

Credenciamento deve ser realizado até o dia 15 de julho, no site da organização.
​​A partir dessa quinta-feira (1º de junho) começa o credenciamento de escolas interessadas em participar da Olímpiada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). O credenciamento deverá ser realizado até o dia 15 de julho no site da organização. A Olimpíada ocorrerá em duas fases e podem participar estudantes que estiverem regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental e 1º,2º e 3º do Ensino Médio, além de Jovens e Adultos (EJA), a partir do 2º segmento do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e do Ensino Médio. É necessário pelo menos um professor responsável.


A competição acontece em nível nacional, desde 2012, com o objetivo de despertar e estimular o interesse dos estudantes pela Física e ciências; aproximar as universidades, institutos de pesquisa e sociedades científicas das escolas públicas; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento; além de incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas contribuindo para sua valorização profissional.
Segundo o prof. Marcelo Martinelli, docente do Departamento de Física Experimental do IFUSP, que está à frente da coordenação regional de São Paulo, desde 2015, "a ideia é despertar nos jovens o interesse pela ciência, mostrando o lado lúdico do conhecimento, revelando talentos e mostrando a eles caminhos possíveis para a realização pessoal através do estudo".
Ainda de acordo com o coordenador, a abrangência de participação de estudantes na Olimpíada em São Paulo, ainda é restrita a cerca de 400 escolas, algo como 2% do total de estabelecimentos públicos no Estado. "Em se tratando do Estado de São Paulo, isto é muito pouco. Cabe a nós estender esta oportunidade e revelar os talentos em cada canto. A melhor parte da experiência é trazer, ao final de cada evento, os jovens para dentro da universidade, mostrar-lhes os centros de pesquisa no Estado, e passar-lhes a mensagem que cada um deles é esperado nestes centros. A universidade é deles, queremos que eles venham se juntar a nós", reforça Martinelli.

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do CNPq, do Ministério da Educação (MEC) e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução.

Para participar, acesse o regulamento e o programa geral.

Confira o calendário 2017: 
física.PNG

Nenhum comentário:

Postar um comentário