quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Reunião com Professores Coordenadores

Comanda:

Para esta atividade iremos utilizar o Relatório Pedagógico 2014 SARESP, endereço:  https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6UFBsaWd4RzNDdDA/view?usp=sharing .

Discutir no Grupo o Exemplo 125 , página 110 e 111.

Levantar os itens:  habilidades; descrição do ponto da escala de Proficiência de Matemática e o grau de acerto desta questão.

H22 - Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas. 

GI - Competências para observar, expressas pelas seguintes habilidades: 

Observar para levantar dados, descobrir informações nos objetos, acontecimentos, situações etc.  e suas representações; 

Identificar, reconhecer, indicar, apontar, dentre diversos objetos, aquele que corresponde a um conceito ou a uma descrição; 

Localizar um objeto, descrevendo sua posição ou interpretando a descrição de sua localização, ou localizar uma informação em um texto; 

Descrever objetos, situações, fenômenos, acontecimentos etc. e interpretar as descrições correspondentes; 

Discriminar, estabelecer diferenciações entre objetos, situações e fenômenos com diferentes níveis de semelhança; 

Constatar alguma relação entre aspectos observáveis do objeto, semelhanças e diferenças, constâncias em situações, fenômenos, palavras, tipos de texto etc; 

Reconhecer graficamente (por gestos, palavras, objetos, desenhos, gráficos etc) os objetos, situações, sequências, fenômenos, acontecimentos etc.;

Identificar quantidades por meio de estratégias pessoais, de números e de palavras.    

Compõe a descrição do ponto 200 da Escala de Proficiência de Matemática - SARESP. 

Observação: classificação e descriminação dos níveis de proficiência - páginas 5 e 6. 

81,5. 

Localizar na tabela abaixo esse ponto:

Distribuição Percentual dos Alunos Nos Pontos da Escala de Proficiência

Ano/Série
<125
125
150
175
200
225
250
275
300
325
350
375
≥400
9 º Ano




 AB


 B

 AD


 AV
3a Série






 AB


 B

 AD
 AV

Complete a tabela acima com os códigos: AB; B; AD e AV.

A Escala de Proficiência ganha um novo formato enquadrando os descritores associados as habilidades da Matriz nos seus respectivos temas.

Quais são esses temas? Tema 1 - Aritmética e Álgebra, Tema 2 - Espaço e Forma, Tema 3 - Grandezas e Medidas e Tema 4 - Tratamento da Informação. 

Onde localizamos no Relatório Pedagógico esse enquadramento?

Anexos - Alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental - páginas 196 à 211. 

"A presença de uma mesma habilidade em diferentes pontos da escala é reflexo de diversos fatores, como a complexidade do próprio conteúdo, o contexto inserido no problema, a capacidade de discriminação do item, assim como os distratores propostos."

"Para melhor compreensão de cada habilidade, é necessário analisar em conjunto todos os descritores associados a essa habilidade, nos diferentes pontos da escala de proficiência."

"É importante ressaltar o caráter contínuo e acumulativo da escala de proficiência, ou seja, o estudante com determinada proficiência no 9º ano EF, além de ter suas habilidades específicas detalhadas aqui, também apresenta habilidades constituídas dos anos anteriores. Por isso, é fundamental que o profissional da educação não se limite somente a analisar descritores do ano em questão, já que em certos casos será necessário descobrir o que ainda não demostrou dominar no 5 º ano EF e/ou 7 º ano EF para então conseguir desenvolver novas habilidades específicas do 9 º ano EF." 

Ponto - 200 - Tema 2 - Espaço e Forma - Identificam pontos no sistema cartesiano associados a um objeto de batalha naval. 

Tema 4 - Tratamento da Informação - Identificam um gráfico de coluna associado aos dados de uma tabela.    

A mesma habilidade poderá ser localizada em diferentes pontos da Escala de Proficiência?

Faça essa análise em relação ao Exemplo 125.

Fonte: Relatório Pedagógico do SARESP 2014.

Para consultar o IDEB devemos:


IDEB: 2007/2009/2011/2013

www.qedu.org.br/ideb 

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