quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Reunião com Professores de Matemática do Ensino Fundamental II


Pauta da Reunião
Data: 05/09/2014
Primeira Parte da Reunião (45’ a 60’)
Currículo e AAP/2014

Qual é o objetivo de nosso currículo?
Como devem ser organizados os conteúdos em cada disciplina?
Quais são os três pares complementares de competências, que constituem três eixos norteadores da ação educacional? 
Qual o papel da Matemática em cada um destes três eixos?
Quais as ideias fundamentais a serem exploradas?
Quanto à organização dos conteúdos básicos, o que podemos observar?
Com relação aos conteúdos e as habilidades, o que podemos observar?

Avaliação da Aprendizagem em Processo/2014

Observar a Questão 05 do 6º. Ano do EF II – Qual a habilidade exigida? – Há necessidade de reformulação dessa questão? – O que foi observado na escola?;
Observar a Questão 01 do 7º. Ano do EF II – Qual a habilidade exigida? – Há necessidade de reformulação dessa questão? – Ela foi corrigida de acordo com os comentários e recomendações pedagógicas?;
Observar a Questão 11 do 7º. Ano do EF II – Qual a habilidade exigida? – Metodologia – De que maneira você aborda esse conteúdo em sala de aula?;
Observar a Questão 01 do 8º. Ano do EF II – Qual a habilidade exigida? – Há necessidade de reformulação dessa questão? O que foi observado na escola?;
Observar a Questão 09 do 8º. Ano do EFII – Qual a habilidade exigida? – Discutir a Metodologia – De que maneira você aborda esse conteúdo em sala de aula?;
Questões a serem discutidas: 03, 04 e 05 (notação científica) e
Questão 11 – Há um erro conceitual nesta questão? – Qual a habilidade exigida?.

Dinâmicas Propostas

Diante da sequência de números apresentada na etiqueta dentro do envelope apresente uma solução aritmética e algébrica. 

Estabeleça as frações correspondentes a cada uma das sete peças do Tangram.

Atividades para serem trabalhadas com o SOROBAN e Material Dourado, entre elas: Cálculo Mental e Tabela 36.

Atividades complementares de Ortografia e Aritmética.

Atividade Geometria Plana, a “ideia” de área a partir da contagem de quadradinhos e a “ideia” de perímetro a partir da contagem de lado de quadradinho.

A importância do uso do papel quadriculado em sala de aula, argumentos favoráveis.

Narrativas matemáticas, livro: “o diabo dos números”.

Geometria Plana, a construção de Mosaicos a partir dos polígonos: triângulos equiláteros (9), losangos (3) e trapézios (3).

Atividades diversas, investigando o pensamento de nossos alunos em questões de raciocínio lógico – PISA.

O que está sendo ensinado nas séries/anos iniciais?      

Nenhum comentário:

Postar um comentário