quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

USP/Verão 2014

Verão no CAEM 2014 
De 20 a 24 de janeiro de 2014

Convidamos você, professor, para participar do Verão no CAEM 2014. De 20 a 24 de janeiro, ofereceremos 6 oficinas para professores de Matemática do Ensinos Fundamental I, II e Médio. Todas as atividades serão realizadas no Instituto de Matemática e Estatística da USP. O evento é gratuito e integra o 7º Encontro USP-ESCOLA.
Os professores que participarem de, ao menos, 30 horas, terão direito a certificados de Curso de Atualização (30 horas) homologados pela EFAP e pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.
São 60 vagas por oficina, sendo 45 para professores, 10 vagas para alunos do curso de Licenciatura em Matemática e 5 para alunos do Programa de Mestrado Profissional do IME-USP. Professores de escola pública terão prioridade.

PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÕES 
Período de inscrições: de 09 a 20 de dezembro de 2013 e de 02 a 15 de janeiro de 2014. 
As inscrições serão pelo site do CAEM

Para maiores esclarecimentos, ligue para (11) 3091-6160 ou envie um e-mail para caem@ime.usp.br.

PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES

Datas e Horários
Descrição
Oficina 1 

20 e 22/01


Das 08h30 às 12h00
A matemática e o desenvolvimento do raciocínio lógico 
Profa. Aline dos Reis Matheus (CAEM - IME - USP)
Profa. Cláudia Cueva Candido (IME - USP)
Resumo: O desenvolvimento do raciocínio lógico é usualmente associado à disciplina escolar de matemática. Mas, na realidade, para desenvolver o raciocínio lógico é necessário que se tenha oportunidade de argumentar, de compreender e criticar argumentos, seja na matemática ou fora dela. Como criar essas oportunidades com os conteúdos usuais da matemática escolar? Em outras palavras, como fazer para que o ensino da matemática efetivamente contribua para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos? Essas e outras questões afins serão discutidas nesta oficina.
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Duração: 7 horas
Oficina 2 

20 e 23/01


Das 13h30 às 17h00
O pensamento algébrico nas séries iniciais 
Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: O pensamento algébrico vai muito além da capacidade de manipular símbolos. Podemos dizer sinteticamente que consiste em três vertentes: representar - capacidade de utilizar diferentes sistemas de representação; raciocinar - capacidade de relacionar (analisar propriedades), generalizar e deduzir; resolver problemas e modelar situações. Os PCN sugerem que, por meio de situações de aprendizagem que envolvem representações algébricas, o aluno pode compreender propriedades das operações aritméticas, traduzir situações-problema e favorecer as possíveis soluções; traduzir informações contidas em tabelas e gráficos em linguagem algébrica e vice-versa, generalizando regularidades e identificar os significados das letras; utilizar os conhecimentos sobre as operações numéricas e suas propriedades para construir estratégias de cálculo algébrico. Nesta oficina proporemos atividades que contemplem tais características do pensamento algébrico.
Público alvo:professores de matemática do ensino fundamental I e II.
Duração: 7 horas
Oficina 3 

21 e 24/01


Das 08h30 às 12h00
Entendendo e estendendo o Teorema de Pitágoras 
Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM - IME - USP)
Resumo: Nesta oficina pretendemos apresentar diversas provas geométricas, antigas e modernas, do teorema de Pitágoras e elaborar quebra-cabeças com base nas mesmas. Pretendemos também estudar possíveis generalizações do teorema, destacando aplicações na geometria plana e espacial.
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Duração: 7 horas
Oficina 4 

21/01


Das 13h30 às 17h00
Probabilidade em Jogos de Loteria 
Prof. Daniel Cérgoli (CAEM - IME - USP)
Resumo: Pretendemos analisar e explorar situações que têm por objetivo calcular probabilidades envolvidas nos principais jogos de loteria existentes no Brasil. O êxito na resolução desses problemas deriva de um bom entendimento acerca das técnicas de contagem, para que possamos determinar com exatidão o número de casos possíveis e o de casos que são favoráveis para que um determinado evento ocorra.
Público alvo:professores de matemática do ensino médio.
Duração: 3,5 horas
Oficina 5 

22 e 24/01


Das 13h30 às 17h00
Número real e representação decimal: um assunto que não tem fim! 
Profa. Aline dos Reis Matheus (CAEM - IME - USP)
Profa. Cristina Cerri (IME - USP)
Resumo: A compreensão dos números reais passa pelo estudo de suas possíveis representações. Em particular, as representações decimais constituem um foco de grande interesse, tanto por sua importância prática e teórica, quanto pelos interessantes recursos que podem ser utilizados em sala de aula para abordar o tema. Nesta oficina, pretendemos fazer um estudo das representações decimais e compartilhar recursos para o ensino e aprendizagem do assunto.
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Duração: 7 horas
Oficina 6 

23/01


Das 08h30 às 12h00
A Matemática dos códigos de barras 
Profa. Martha Salerno Monteiro (IME - USP)
Prof. Raul Antonio Ferraz (IME - USP)
Resumo: Hoje em dia, os produtos comercializados, as malas em aeroportos, os exames médicos feito em laboratórios de análise clínicas são, entre outros, identificados por códigos de barras. Nesta oficina, pretendemos explicar, de modo simples, como essa identificação é feita e quais idéias matemáticas estão por trás da concepção desses códigos.
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Duração: 3,5 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário