segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Atualização/Página da Diretoria

MGME GESTÃO - Diretoria de Ensino de Osasco

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Calendário 2014

Resolução SE-78, de 11-12-2013

Dispõe sobre a elaboração do calendário escolarpara o ano letivo de 2014
 
O Chefe de Gabinete, Respondendo pelo Expediente da Secretaria da Educação, à vista do que lhe representaram as Coordenadorias de Gestão da Educação Básica e de Gestão de Recursos Humanos e considerando:
 
- a obrigatoriedade de se assegurar em todas as unidades escolares o cumprimento dos mínimos de dias de efetivo trabalho escolar e de carga horária anual exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
- a necessidade de instrumento que preveja e contemple as atividades necessárias à eficácia e à eficiência da gestão escolar;
- a oportunidade de se adotar um calendário mais compatível com os dos demais sistemas de ensino;
- o disposto no Decreto nº 56.052, de 28.7.2010, que dispõe sobre o funcionamento das escolas públicas estaduais nos períodos de recesso escolar;
- o disposto no artigo 11, do Decreto nº 39.931, de 30.1.1995, que trata de convocação dos docentes para participação de reuniões pedagógicas; e
- as atribuições dos docentes previstas no artigo 13, da Lei nº 9.394, de 20.12.1996,
Resolve:
Artigo 1º - Na elaboração do calendário para o ano letivo de 2014, as escolas estaduais paulistas observarão que:
I - as aulas iniciar-se-ão em 27 de janeiro de 2014, à exceção das escolas participantes do Programa Ensino Integral, que atenderão à regulamentação específica;
II - as aulas regulares do 1º semestre encerrar-se-ão no dia 24 de julho;
III – as aulas regulares do 2º semestre iniciar-se-ão em 29 de julho e encerrar-se-ão quando completados, com dias de efetivo trabalho escolar, os 200 (duzentos) dias estabelecidos no inciso I, do artigo 24 da Lei nº 9.394/96 – LDB.
§ 1º - A unidade escolar não deverá, na organização de suas atividades escolares, prever a participação dos alunos nos períodos destinados a férias ou recessos escolares.
Artigo 2º - As escolas estaduais deverão organizar seu calendário de forma a garantir, na implementação da proposta pedagógica, os mínimos de 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar e a carga horária anual prevista para os diferentes níveis e modalidades de ensino, respeitadas a proporcionalidade e a respectiva correspondência,
quando adotada a organização semestral.
Artigo 3º - Considera-se como dia de efetivo trabalho escolar toda a atividade incluída na proposta pedagógica, programada com frequência de alunos, com orientação e participação dos professores, e desenvolvida como atividades regulares de aula e ou como outras programações didático-pedagógicas que assegurem a aprendizagem dos alunos.
§ 1º - É vedada a realização de eventos ou de atividades não previstas na programação do calendário escolar homologado.
§ 1º - É vedada a realização de eventos ou de atividades não previstas na programação do calendário escolar homologado.
§ 2º - Os dias de efetivo trabalho escolar programados que deixarem de ocorrer por qualquer motivo deverão ser repostos, conforme a legislação pertinente, podendo essa reposição ocorrer inclusive aos sábados.
Artigo 4º - As atividades de cunho pedagógico, inerentes ao exercício da função docente, realizadas em dias fora da jornada escolar dos alunos, integram o campo de trabalho do professor, conforme inciso V do artigo 13, da Lei nº 9.394/96, ainda que não sejam consideradas como dias de efetivo trabalho escolar.
Artigo 5º - O calendário escolar deverá ser elaborado pelo Conselho de Escola, observadas as normas do Conselho Estadual de Educação e a legislação pertinente, de modo a assegurar compatibilização com o projeto pedagógico da escola.
Parágrafo único - Qualquer alteração no calendário escolar homologado, independentemente do motivo que a determinou, deverá, após ouvido o Conselho de Escola, ser submetida à apreciação do Supervisor de Ensino da escola e à nova homologação pelo Dirigente Regional de Ensino.
Artigo 6º - Na elaboração do calendário, a escola deverá observar:
I – as férias docentes nos períodos de 1º a 15 de janeiro e de 12 a 26 de junho;
II – as atividades de planejamento/replanejamento, avaliação, revisão e consolidação da proposta pedagógica, que ocorrerão, no 1º semestre em 5, 6, e 7 de março e em 25 e 28 de julho;
III – período para o processo inicial de atribuição de aulas, de até 5 (cinco) dias úteis, de 20 a 24 de janeiro;
IV - o dia 9 de abril para realização das atividades do dia “D” da Autoavaliação Institucional;
V – 1 (um) dia entre 18 e 22 de agosto para o desenvolvimento das atividades de reflexão e discussão dos resultados do SARESP;
VI – os dias 22 de fevereiro e 23 de agosto para realização das atividades do evento “Um dia na escola do meu filho”
VII – as reuniões do Conselho de Escola e da Associação de Pais e Mestres;
VIII – as reuniões bimestrais e participativas de Conselho de Classe/Série e reuniões de pais de alunos;
IX – os períodos de recesso escolar:
a) de 16 a 26 de janeiro de 2014;
b) de 27 de junho a 13 de julho;
c) de 13 a 19 de outubro e em dezembro, após o encerramento do ano letivo.
§ 1º - Os dias destinados às atividades relacionadas nos incisos IV, V, VI e VIII deverão contar com a participação dos alunos em sua realização, sendo considerados como de efetivo trabalho escolar.
§ 2º - Os dias destinados a Planejamento e Replanejamento que contarem com a participação efetiva dos alunos, comprovada mediante Plano de Atividades Programadas, devidamente homologado pela Supervisão de Ensino, serão computados como de efetivo trabalho escolar,
§ 3º - Para os dias previstos nos incisos II, III, IV, V e VI serão fornecidas orientações específicas.
§ 4º - Os docentes que completarem 1 (um) ano de exercício após o mês de janeiro, usufruirão férias no período de 12 de junho a 11 de julho de 2014, observada a legislação pertinente.
Artigo 7º - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário, em especial a Resolução SE nº 44, de 7.7.2011.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!







OBMEP/2013


Resultados



Parabéns a todos!




Alunos Premiados OBMEP 2013 - Diretoria de Ensino de Osasco
NomeEscolaTipoMunicípioMedalha/PremiaçãoNível 
LUCAS SOUZA MEZENCIOALCYR OLIVEIRA PORCIUNCULA PROFEOSASCOOuroNível 2
LUIZ HENRIQUE AMARAL COSTAANTONIO RAPOSO TAVARESEOSASCOPrataNível 1
MARYANNE LADEIA DE OLIVEIRAJOSUE BENEDICTO MENDES PROFEOSASCOPrataNível 1
AUGUSTO HENRIQUE RODRIGUES RAGAHELOISA DE ASSUMPCAO PROFAEOSASCOBronzeNível 1
GUSTAVO LUZ ROMANOJOSE LIBERATTI PROFEOSASCOBronzeNível 3
GABRIEL CARLOS OLIVEIRA MORAISGABRIELA MARIA ELISABETH WIENKEM IRMAEOSASCOMenção HonrosaNível 1
LAURA DE PAULA PADUAFANNY MONZONI SANTOS PROFAEOSASCOMenção HonrosaNível 1
JHENNYFF TWANNY ROCHAFERNANDO BUONADUCE PROFEOSASCOMenção HonrosaNível 1
EMILY DA SILVA REZENDEGRACILIANO RAMOSEOSASCOMenção HonrosaNível 1
JULIANE FAUSTINO MACEDO PRILIPGABRIELA MARIA ELISABETH WIENKEM IRMAEOSASCOMenção HonrosaNível 1
SAMANTA SANTOS DE SOUZAOGUIOMAR RUGGERI PROFEOSASCOMenção HonrosaNível 1
MELISSA MALENGO ANDRADENEUZA DE OLIVEIRA PREVIDE PROFAEOSASCOMenção HonrosaNível 1
BIANCA LOURENCO OLIVEIRAJOAO BAPTISTA DE BRITO PROFEOSASCOMenção HonrosaNível 1
HABACUQUE GONCALVES DA SILVAALCYR OLIVEIRA PORCIUNCULA PROFEOSASCOMenção HonrosaNível 1
CAMILLA SIQUEIRA ANDREROSA BONFIGLIOLIEOSASCOMenção HonrosaNível 1
GABRIELA RODRIGUESLUIZ LUSTOSA DA SILVA PROF DREOSASCOMenção HonrosaNível 1
ANDREY LOPES DE JESUSFERNANDO BUONADUCE PROFEOSASCOMenção HonrosaNível 1
JUAN GUSTAVO FELIPE DE OLIVEIRATELMO COELHO FILHO MAJOREOSASCOMenção HonrosaNível 1
EDUARDO ALVES DE SOUSAJARDIM SANTA MARIA IIIEOSASCOMenção HonrosaNível 1
CAMILA DE AQUINOWALTER NEGRELLIEOSASCOMenção HonrosaNível 1
ERIC FRANKLIN MEDEIROSANTONIO RAPOSO TAVARESEOSASCOMenção HonrosaNível 2
FELIPE DE MELO AIRESORLANDO GERIBOLA PROFEOSASCOMenção HonrosaNível 2
AMANDA RIBEIRO SOARES BELARMINONEWTON ESPIRITO SANTO AYRES PROFEOSASCOMenção HonrosaNível 2
VICTOR DE SOUZA ALMEIDAANTONIO BRAZ GAMBARINI DREOSASCOMenção HonrosaNível 2
LUAN CARLOS DOS SANTOSJULIA LOPES DE ALMEIDAEOSASCOMenção HonrosaNível 2
JULIANA DE OLIVEIRA MARQUES SILVAOGUIOMAR RUGGERI PROFEOSASCOMenção HonrosaNível 2
MATHEUS VINICIUS MARTINJOAO BAPTISTA DE BRITO PROFEOSASCOMenção HonrosaNível 2
ATHUR KANEKO KAYANOBENEDICTO CALDEIRA PROFEOSASCOMenção HonrosaNível 2
AMANDA BARBOSA DA SILVAFANNY MONZONI SANTOS PROFAEOSASCOMenção HonrosaNível 2
NATANAEL MOREIRA DE SOUSA BENETELOFRANCISCO MATARAZZO SOBRINHOEOSASCOMenção HonrosaNível 2
SAMIRA NATALY SANTOSNEWTON ESPIRITO SANTO AYRES PROFEOSASCOMenção HonrosaNível 2
THAIS KELLY DA SILVA CUNHAFRANCISCO MATARAZZO SOBRINHOEOSASCOMenção HonrosaNível 2
PAULA CALDAS DA SILVAJARDIM CIPAVA II AEOSASCOMenção HonrosaNível 2
CAIO DA SILVA SANTOSJARDIM SANTA MARIA IIIEOSASCOMenção HonrosaNível 2
LUCAS AMARAL ZENERATONEWTON ESPIRITO SANTO AYRES PROFEOSASCOMenção HonrosaNível 2
NICHOLAS FERNANDO DE LIMAANTONIO RAPOSO TAVARESEOSASCOMenção HonrosaNível 2
RAISSA YASMINN SANT ANAWALTER NEGRELLIEOSASCOMenção HonrosaNível 2
ELIAS SOARES DA SILVAHORACIO QUAGLIO PROFEOSASCOMenção HonrosaNível 2
JULIO CESAR BENICIO COELHOJOSUE BENEDICTO MENDES PROFEOSASCOMenção HonrosaNível 2
LORENA AMBROSIO BOLCANTEGABRIELA MARIA ELISABETH WIENKEM IRMAEOSASCOMenção HonrosaNível 2
DOUGLAS MARTINS DE MATOSAURELIANO LEITE DREOSASCOMenção HonrosaNível 2
FERNANDO RODRIGUES CAZOLAANTONIO DE ALMEIDA JUNIOREOSASCOMenção HonrosaNível 2
GEOVANNA MENDES SILVAOGUIOMAR RUGGERI PROFEOSASCOMenção HonrosaNível 2
BRUMMEL MARIGLIANO DI FLORIO ALVESOSASCO ETE DEEOSASCOMenção HonrosaNível 3
CLEITON ALEXANDRE SANTANA OLIVEIRAEE PROF VICENTE PEIXOTOEOSASCOMenção HonrosaNível 3
FREDERICO LOIOLA PRADAOSASCO ETE DEEOSASCOMenção HonrosaNível 3
GABRIEL LUZ ROMANOJOSE LIBERATTI PROFEOSASCOMenção HonrosaNível 3
JONAS RODRIGUES COSTANEUZA DE OLIVEIRA PREVIDE PROFAEOSASCOMenção HonrosaNível 3
PERICLES GALILEU DE SOUZA SILVAOSASCO II ETECEOSASCOMenção HonrosaNível 3
BARBARA COCA LOPESOSASCO II ETECEOSASCOMenção HonrosaNível 3
MOISES HENRIQUE DE LIMA GUNDINOSASCO II ETECEOSASCOMenção HonrosaNível 3
RODOLFO MINORU MIYADA ALVESERNESTO THENN DE BARROS PROFEOSASCOMenção HonrosaNível 3
VICTOR HUGO DA SILVA GOMESOSASCO ETE DEEOSASCOMenção HonrosaNível 3
CAIO HENRIQUE MONTEIRO CRUZOSASCO ETE DEEOSASCOMenção HonrosaNível 3
EVERTON AUGUSTO DA SILVA COSTAANTONIO RAPOSO TAVARESEOSASCOMenção HonrosaNível 3
GUSTAVO HENRIQUE CORREIA DA SILVAANTONIO RAPOSO TAVARESEOSASCOMenção HonrosaNível 3
RAFAEL GIVANILDO DA SILVAANTONIO RAPOSO TAVARESEOSASCOMenção HonrosaNível 3
SAMANTA DE NORONHALUCY ANNA CARROZO LATORRE PROFAEOSASCOMenção HonrosaNível 3
GABRIEL TSUYOSHI SHIBUYAJOSE LIBERATTI PROFEOSASCOMenção HonrosaNível 3
GIOVANA SANTOS OLIVEIRAOSASCO ETE DEEOSASCOMenção HonrosaNível 3
LEONARDO DAS NEVES SOUZAOSASCO ETE DEEOSASCOMenção HonrosaNível 3
TONY WONGJOSE LIBERATTI PROFEOSASCOMenção HonrosaNível 3
ARTHUR PUGLIESI OLIVEIRAANTONIO RAPOSO TAVARESEOSASCOMenção HonrosaNível 3
FELIPE AUGUSTO FERREIRA DE CASTROJOSE LIBERATTI PROFEOSASCOMenção HonrosaNível 3
VITOR DO NASCIMENTO M CORREAOSASCO II ETECEOSASCOMenção HonrosaNível 3




Apresentação da Unidade Escolar: "Dr. Aureliano Leite"









Parabéns a todos os alunos!

Parabéns a Professora Léa e Rosana!

Parabéns ao Professor Marcio!


Geometria Espacial


Unidade Escolar: "Dr. Aureliano Leite"
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Parabéns aos alunos do Sexto Ano D!
Parabéns a todos os alunos!
Parabéns a Professora Rosana.


Quadro Colorido e Criativo 
Unidade Escolar: "Professor Newton Espírito Santo Ayres"









Anjos do LUSTOSA





O Natal e o TANGRAM

Unidade Escolar: "Dr. Aureliano Leite"
Parabéns a Professora Geansberg!
Parabéns a todos os alunos!


Natal do Rosa 



Parabéns a todos!





Natal Criativo


"Fernando Buonaduce"

 Parabéns a todos!




Apresentação: "Arautos do Evangelho" 




Parabéns a todos!




Uma estrela de Natal

Foto

Professora Rosana






Fonte: Internet





"Fórum 2013: Ensino Básico de Química"



“Fórum 2013: Ensino Básico de Química”


Conselho Regional de Química IV Região

Programa de Divulgação da Química

Química Viva

Programa de Qualidade

Recursos digitais para o ensino de química:



Observação: privativo


Observação: privativo


Observação: buscador científico


Observação: Google acadêmico


Observação: pesquisas em ciências


Observação: pesquisas acadêmicas
















Som/aplicativos

Observação:

Outros endereços interessantes devem ser pesquisados no site do Conselho Regional de Química. 












Ícone da busca pela igualdade racial, Nelson Mandela faleceu nesta quinta-feira (05/12) aos 95 anos deixando um enorme legado na defesa dos Direitos Humanos. Como reconhecimento por sua luta contra o apartheid, o ex-presidente da África do Sul recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Sua história de vida inspiradora e sua alegria, mesmo nos momentos mais difíceis, ficarão marcadas na memória de todos que defendem a Justiça e a Democracia e acreditam em uma sociedade mais igualitária e livre de preconceitos. “O bravo não é quem não sente medo, mas quem vence esse medo.” Nelson Mandela













Divulgação de Mestrado








Mestrado em Educação na UNIFESP -  Campus Guarulhos



Estarão abertas, no período de 03 de Março de 2014 a 04 de Abril de 2014, as inscrições para o processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). As inscrições serão realizadas conforme orientações constantes no Edital 01/2014, disponível no endereço eletrônico www.humanas.unifesp.br/educacao. O Programa de Pós-Graduação em Educação, nível mestrado, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/UNIFESP), recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), conta com duas Linhas de Pesquisa: 1. Políticas Educacionais e Formação de Educadores; 2. Sujeitos, Saberes e Processos Educativos. O programa tem por objetivos formar um profissional apto a realizar pesquisas em Educação, com rigor e originalidade, sobre as diferentes temáticas que marcam o campo, e de se inserir no debate interdisciplinar que envolve questões relativas à educação, em diferentes campos do saber.



Recorte de uma entrevista interessante!
Como preparar as crianças para o futuro que o senhor prevê?

As habilidades tradicionais continuarão sendo relevantes, especialmente ler e escrever muito bem e dominar operações matemáticas.  A diferença é que competências como ler e escrever bem e fazer cálculos corretamente assumem agora um sentido diferente. Quando muitos empregos exigiam apenas que seguíssemos instruções, tudo o que precisávamos fazer era seguir as regras. Hoje, o desafio é ler bastante para continuar a aprender de forma eficiente. Na velocidade em que a tecnologia avança, pouquíssimas pessoas terão uma vida segura fazendo pelos próximos trinta anos a atividade que realizam hoje. Daí a importância de aprender a aprender. Pensemos num problema corriqueiro atual. Quando você usa a internet para fazer uma busca, parte do desafio é estar apto a discernir o pequeno grupo de respostas que de fato é útil para solucionar o problema que você tem. Portanto, o sentido do que é ser uma pessoa letrada mudou. O mesmo serve para a Matemática. Realizar cálculos não é mais um problema. A maneira como você formula o novo problema, como o expressa matematicamente, é o que importa.   

Fonte: Revista VEJA

Entrevista com o economista americano Richard Murnane, professor de pós-graduação em educação da Universidade Harvard, um dos grandes nomes da “educação baseada em evidências”, que formula suas recomendações a partir de pesquisas e resultados comprovados. (recorte)    





Em 2014, a atribuição de aulas será simplificada para professores efetivos e estáveis. Saiba tudo sobre o processo: http://bit.ly/1hoJgg0















Em 2014, a atribuição de aulas será simplificada para professores efetivos e estáveis. Saiba tudo sobre o processo: http://bit.ly/1hoJgg0
























Docente, participou do Concurso de Remoção? Confira o resultado! Acesse: http://bit.ly/1dSgmEv



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Unidade Escolar: "Jardim Santa Maria III"



















Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Aprenda um novo idioma em 2014! Esta é a última semana para alunos da rede estadual se inscreverem nos cursos oferecidos pelos Centros de Estudo de Línguas. Compartilhe essa dica! http://bit.ly/1bdUjEW



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Se você é servidor da Educação e está matriculado no Inglês Online, fique atento às datas de finalização do curso e evite acumular atividades! http://bit.ly/17woDex

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Educação prepara calendário especial para o ano da Copa do Mundo no Brasil. Início das aulas e as férias escolares serão antecipadas. Informe-se e compartilhe! http://bit.ly/1gyvGHr

Educação prepara calendário especial para o ano da Copa do Mundo no Brasil. Início das aulas e as férias escolares serão antecipadas. Informe-se e compartilhe! http://bit.ly/1gyvGHr




Informações Importantes!



http://www.intranet.educacao.sp.gov.br/portal/site/Intranet/



rg ..................sp



Senha do GDAE



Entrar em Biblioteca



Enviar para o endereço: intranet.servidor@edunet.sp.gov.br seu BLOG ou Prática de Sala de Aula. 



Professor 2.0

http://www.professor20.educacao.sp.gov.br/home

rg ................... sp

Senha do GDAE

Práticas Pedagógicas - Memorial






Virada INCLUSIVA






"Programa: "Mobilidade Internacional"

Diretoria de Ensino Região Osasco







Embarque para Inglaterra e França !
Bons estudos e muitas felicidades.






Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Saresp 2013 tem número recorde de 2,5 milhões de participantes! Em ação inédita da Educação, alunos do 2º ano do Ensino Fundamental também realizam a prova. Veja na matéria do Terra:http://bit.ly/1a0oafh












Aspectos da seleção lexical na reescrita escolar de
Artigo de opinião











EE Rosa Bonfiglioli
Prof.ª Cristiane de Carvalho
Coautoras: Edna Aparecida Cabral e Maria das Graças R. Fernandes. (Sala de Leitura)



NÚCLEO PEDAGÓGICO 
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO OSASCO


A DIRETORIA DE OSASCO PARABENIZA A TODOS, ALUNOS, PROFESSORES, COORDENADORES DO CEL E DO NÚCLEO PEDAGÓGICO NO PROGRAMA “MOBILIDADE INTERNACIONAL”.
O PRÊMIO É UMA BOLSA DE ESTUDOS OFERECIDA PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO COM DESTINO À ARGENTINA, FRANÇA E INGLATERRA, NUM PERÍODO DE 20 DIAS NO MÊS DE DEZEMBRO/2013 E JANEIRO/2014.
TODO EMPENHO E DEDICAÇÃO SÓ PODERIA RESULTAR NESTA ETAPA ALCANÇADA COM ÊXITO.


 




O Núcleo Pedagógico é um espaço onde as ideais de transformação e diálogo na escola pública estão em permanente construção e, portanto, sua participação é importante. Contamos com sua participação e colaboração. Fale Conosco através do e-mail do Núcleo Pedagógico: deoscnpe@see.sp.gov.br ou no e-mail dos Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico.




Sejam todos Bem-Vindos!





 
Rosmeire Frare Muller  
     Diretora do Núcleo Pedagógico     
                 Diretoria de Ensino -Região Osasco 

                                          

 



                                                                                         





Sequência Didática desenvolvida pela Professora Tatiana na Unidade Escolar: "Prof. Dr. Luiz Lustosa da Silva". Reescrita de um conto.


O projeto Circuito Cultural  em seu quarto ano consecutivo esteve a todo vapor na Diretoria de Ensino Região Osasco.




O projeto foi trabalhado com o objetivo de promover a inclusão cultural, através de apresentações teatrais, oficinas de contação de história, produção audiovisual e exibição de cinema de longa e curta-metragem.



Nas oficinas, após lições variadas os alunos criaram suas próprias histórias, que foram selecionadas por uma comissão julgadora, utilizando critérios como: adequação ao tema proposto, enredo, criatividade e adaptação cinematográfica. Ao final, a história vencedora, da Escola Jardim Cipava II foi transformada em roteiro para a produção de curta-metragem, estimulando os participantes a serem os protagonistas na produção dos filmes.O evento final ocorrido em 22/11/13 foi um Sucesso!
                               


Teatro na Unidade Escolar: "Prof. Dr. Luiz Lustosa da Silva" 



O Projeto "Revisitando as Narrativas de Aventura" desenvolvido pela Professora Patrícia Bueno do Carmo, junto aos alunos da Unidade Escolar: "Newton Espírito Santo Ayres".  


  
"Como PCNP de Biologia, o trabalho no Núcleo Pedagógico é incentivar a criatividade do professor para reconhecer um espaço em potencial e a contribuição científica deste para a formação dos estudantes. Cabe também ao professor motivar seus estudantes a uma postura investigativa, conduzindo as observações dos mesmos aos conteúdos escolares trabalhados na escola."



Geometria

Dobradura dos Ângulos Notáveis

Mosaico 









Oficina de Aritmética 

Professora Graça e Professor Lúcio

SOROBAN adaptado para cegos






Atribuição 2014

O processo de atribuição de aulas foi simplificado! Entenda as mudanças do procedimento que acontecerá entre os dias 20 e 24 de janeiro: http://bit.ly/1hoJgfZ


USP/Verão 2014

Verão no CAEM 2014 

De 20 a 24 de janeiro de 2014


Convidamos você, professor, para participar do Verão no CAEM 2014. De 20 a 24 de janeiro, ofereceremos 6 oficinas para professores de Matemática do Ensinos Fundamental I, II e Médio. Todas as atividades serão realizadas no Instituto de Matemática e Estatística da USP. O evento é gratuito e integra o 7º Encontro USP-ESCOLA.
Os professores que participarem de, ao menos, 30 horas, terão direito a certificados de Curso de Atualização (30 horas) homologados pela EFAP e pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.
São 60 vagas por oficina, sendo 45 para professores, 10 vagas para alunos do curso de Licenciatura em Matemática e 5 para alunos do Programa de Mestrado Profissional do IME-USP. Professores de escola pública terão prioridade.


PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÕES 
Período de inscrições: de 09 a 20 de dezembro de 2013 e de 02 a 15 de janeiro de 2014. 


As inscrições serão pelo site do CAEM



Para maiores esclarecimentos, ligue para (11) 3091-6160 ou envie um e-mail para caem@ime.usp.br.


PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES


Datas e Horários
Descrição
Oficina 1 

20 e 22/01


Das 08h30 às 12h00
A matemática e o desenvolvimento do raciocínio lógico 
Profa. Aline dos Reis Matheus (CAEM - IME - USP)
Profa. Cláudia Cueva Candido (IME - USP)
Resumo: O desenvolvimento do raciocínio lógico é usualmente associado à disciplina escolar de matemática. Mas, na realidade, para desenvolver o raciocínio lógico é necessário que se tenha oportunidade de argumentar, de compreender e criticar argumentos, seja na matemática ou fora dela. Como criar essas oportunidades com os conteúdos usuais da matemática escolar? Em outras palavras, como fazer para que o ensino da matemática efetivamente contribua para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos? Essas e outras questões afins serão discutidas nesta oficina.
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Duração: 7 horas
Oficina 2 

20 e 23/01


Das 13h30 às 17h00
O pensamento algébrico nas séries iniciais 
Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: O pensamento algébrico vai muito além da capacidade de manipular símbolos. Podemos dizer sinteticamente que consiste em três vertentes: representar - capacidade de utilizar diferentes sistemas de representação; raciocinar - capacidade de relacionar (analisar propriedades), generalizar e deduzir; resolver problemas e modelar situações. Os PCN sugerem que, por meio de situações de aprendizagem que envolvem representações algébricas, o aluno pode compreender propriedades das operações aritméticas, traduzir situações-problema e favorecer as possíveis soluções; traduzir informações contidas em tabelas e gráficos em linguagem algébrica e vice-versa, generalizando regularidades e identificar os significados das letras; utilizar os conhecimentos sobre as operações numéricas e suas propriedades para construir estratégias de cálculo algébrico. Nesta oficina proporemos atividades que contemplem tais características do pensamento algébrico.
Público alvo:professores de matemática do ensino fundamental I e II.
Duração: 7 horas
Oficina 3 

21 e 24/01


Das 08h30 às 12h00
Entendendo e estendendo o Teorema de Pitágoras 
Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM - IME - USP)
Resumo: Nesta oficina pretendemos apresentar diversas provas geométricas, antigas e modernas, do teorema de Pitágoras e elaborar quebra-cabeças com base nas mesmas. Pretendemos também estudar possíveis generalizações do teorema, destacando aplicações na geometria plana e espacial.
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Duração: 7 horas
Oficina 4 

21/01


Das 13h30 às 17h00
Probabilidade em Jogos de Loteria 
Prof. Daniel Cérgoli (CAEM - IME - USP)
Resumo: Pretendemos analisar e explorar situações que têm por objetivo calcular probabilidades envolvidas nos principais jogos de loteria existentes no Brasil. O êxito na resolução desses problemas deriva de um bom entendimento acerca das técnicas de contagem, para que possamos determinar com exatidão o número de casos possíveis e o de casos que são favoráveis para que um determinado evento ocorra.
Público alvo:professores de matemática do ensino médio.
Duração: 3,5 horas
Oficina 5 

22 e 24/01


Das 13h30 às 17h00
Número real e representação decimal: um assunto que não tem fim! 
Profa. Aline dos Reis Matheus (CAEM - IME - USP)
Profa. Cristina Cerri (IME - USP)
Resumo: A compreensão dos números reais passa pelo estudo de suas possíveis representações. Em particular, as representações decimais constituem um foco de grande interesse, tanto por sua importância prática e teórica, quanto pelos interessantes recursos que podem ser utilizados em sala de aula para abordar o tema. Nesta oficina, pretendemos fazer um estudo das representações decimais e compartilhar recursos para o ensino e aprendizagem do assunto.
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Duração: 7 horas
Oficina 6 

23/01


Das 08h30 às 12h00
A Matemática dos códigos de barras 
Profa. Martha Salerno Monteiro (IME - USP)
Prof. Raul Antonio Ferraz (IME - USP)
Resumo: Hoje em dia, os produtos comercializados, as malas em aeroportos, os exames médicos feito em laboratórios de análise clínicas são, entre outros, identificados por códigos de barras. Nesta oficina, pretendemos explicar, de modo simples, como essa identificação é feita e quais idéias matemáticas estão por trás da concepção desses códigos.
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Duração: 3,5 horas




JOGOS ESCOLARES DO ESTADO DE SÃO PAULO 2013






                                             


Mosaico 2014



Ideias para 2014



Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Aprenda um novo idioma em 2014! Esta é a última semana para alunos da rede estadual se inscreverem nos cursos oferecidos pelos Centros de Estudo de Línguas. Compartilhe essa dica! http://bit.ly/1bdUjEW

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