terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Jornada da Matemática 2008

Atividade 4:
Questões sobre números e operações em
forma de tens de múltipla escolha
Conteúdos envolvidos: números e operações
Habilidades: leitura e interpretação de textos, aplicação de conceitos e propriedades.
Estratégias para o desenvolvimento:
Etapa 1: O grupo resolve e discute as questões
Em primeiro lugar cada grupo escolhe um(a) aluno(a) para ser o líder, durante o desenvolvimento desta atividade. São entregues a esse líder 8 questões, uma em cada folha, em forma de itens de múltipla escolha, e ele distribuirá duas delas para cada um de seus colegas de grupo, segundo critério de sua escolha. Os alunos resolvem suas respectivas questões e depois as entregam ao líder. A resolução deve ser individual e, nesse momento, não poderá haver comunicação entre eles e nem ajuda do líder ou do professor. O líder recolhe as resoluções. Depois, o grupo como um todo deverá analisar cada uma das resoluções e corrigi-las, se for o caso. Para tanto, o líder poderá escolher a estratégia que julgar conveniente, desde que cada aluno compreenda as resoluções finais encontradas pelo grupo para as 8 questões, pois um deles será sorteado como representante para explicar uma delas à classe toda. O professor recolhe as resoluções finais dos grupos, mas, neste momento, não as corrige e nem informa sobre os acertos e erros.
Etapa 2: Essa etapa poderá ocorrer em dia posterior à realização da primeira. O professor deverá realizar dois sorteios: uma questão diferente para cada grupo e o representante do grupo. Cada aluno sorteado deverá indicar a alternativa correta e expor sua resolução (que poderá ser diferente daquela que foi entregue ao professor). Depois da apresentação dos alunos representantes, dê oportunidade para os demais grupos fazerem questionamentos sobre a resolução e explicações apresentadas.
Pontuação: Atribua a cada um dos grupos, 1 ponto para cada questão que estiver correta na folha que foi entregue. O grupo deverá receber 2 pontos a mais se o aluno sorteado expôs corretamente a solução do problema para a classe. Se outro grupo fizer uma intervenção interessante, como a apresentação de uma outra estratégia para encontrar a resposta, atribua também 1 ponto a esse grupo.

Questões de múltipla escolha a serem propostas
1. Ao comprar dois livros, Paulo pagou com duas notas de R$ 20,00 e recebeu de troco duas notas de R$ 1,00, três moedas de 25 centavos, duas moedas de 5 centavos e três moedas de 1 centavo. Como o preço de cada livro era o mesmo, pode-se afirmar que cada livro custava
a) R$ 18,61.
b) R$ 18,56.
c) R$ 18,47.
d) R$ 17,72.
2. A professora Ana fez a seguinte divisão na lousa e, sem que seus alunos vissem, apagou alguns algarismos:
8 8 1 4 0 4 6 2 .
Os quadrinhos escuros representam os algarismos apagados. Ela informou a seus alunos que o resto é o maior possível e propôs a eles que descobrissem o dividendo. Os alunos que acertaram responderam que o dividendo é
a) 149.
b) 880.
c) 881.
d) 889
3. Veja o retângulo composto de triângulos:
Um número que indica a relação entre a parte pintada do retângulo e seu todo é:



Um número que indica a relação entre a parte pintada do retângulo e seu todo é

a)                 3/8
b)                 2/7
c)                  8/3
d)                 7/2

4. A respeito do número 3.758 assinale a única alternativa que é falsa.
a) esse número tem 37 centenas.
b) o algarismo que ocupa a ordem das centenas é o 7.
c) esse número tem apenas 5 dezenas.
d) o algarismo que ocupa a ordem das unidades de milhar é o 3.
5. Um ônibus saiu do ponto inicial com alguns passageiros. No primeiro ponto após ponto inicial subiram 10 passageiros e desceram 6. No ponto seguinte subiram mais 4 passageiros e desceram 14. No terceiro ponto subiram 5 passageiros e não desceu nenhum. Podemos dizer que, ao sair do terceiro ponto, o ônibus tinha
a) 1 passageiro a menos do que tinha, quando saiu do ponto inicial.
b) 2 passageiros a menos do que tinha, quando saiu do ponto inicial.
c) 1 passageiro a mais do que tinha, quando saiu do ponto inicial.
d) 2 passageiros a mais do que tinha, quando saiu do ponto inicial.
6. Henrique tinha uma certa quantia de dinheiro, mas comprou uma televisão por R$ 517,00 e ficou com R$ 129,00. A quantia que Henrique possuía antes de comprar a televisão era de
a) R$ 388,00.
b) R$ 398,00.
c) R$ 536,00.
d) R$ 646,00.

7. Carlos e Dario são vendedores em uma loja e ganham comissões sobre suas vendas. Carlos recebeu R$ 1.816,00 de comissões. Se Dario tivesse recebido R$ 360,00 a menos, teria recebido a metade do que recebeu Carlos. A diferença entre as comissões recebidas por Carlos e Dario é
a) R$ 1.286,00.
b) R$ 1.186,00.
c) R$ 548,00.
d) R$ 458,00.
8. A professora passou, como dever de casa, um problema em que aparecia o número 3.054. Juca, que é muito distraído, copiou errado, trocando o algarismo 0 pelo algarismo 8.
Qual foi a modificação que aconteceu com o número copiado errado?
(a) Ficou multiplicado por 8.
(b) Ficou aumentado de 8 unidades.
(c) Ficou aumentado de 80 unidades.
(d) Ficou aumentado de 800 unidades.
Respostas/Comentários:
Ao discutir os problemas apresentados, faça comentários sobre cada uma das alternativas, para que os alunos cultivem o hábito de analisar as respostas disponíveis a fim de identificar a única adequada à questão que foi proposta.
1. Preço de cada livro: R$ 18,56. Alternativa correta: (b)
2. 881. Alternativa correta: (c).
3. 83. Alternativa correta: (a).
4. Alternativa falsa: (c). Justificativa: O número tem 375 dezenas e não apenas 5 dezenas.

5. Uma estratégia para a solução deste problema poderia ser:



Subiram
Desceram
1º. Ponto
10
6
2º. Ponto
4
14
3º. Ponto
5
0

19
20







Havia um determinado número de pessoas no ônibus, quando saiu do ponto inicial. Durante todo o trajeto, até o 3º ponto, subiram 19 pessoas e desceram 20 pessoas. Logo, ao sair do 3º ponto, havia uma pessoa a menos do que quando saiu do ponto inicial.
É possível que, aos alunos, pareça que está faltando, no enunciado do problema, a informação a respeito da quantidade de passageiros no ônibus, quando este parte do ponto inicial, porém, este dado não é necessário para a resolução do problema.
6. Antes de comprar a televisão, Henrique possuía R$ 646,00. Alternativa correta: (d).
7. A diferença entre as comissões é de R$ 548,00. Alternativa correta: (c).
Uma possível estratégia:
• Carlos recebeu: 1 816,00.
• Se Dario houvesse recebido 360,00 a menos, teria recebido a metade de Carlos, ou seja, 908,00. Assim, ele recebeu 908,00+360,00=1 268,00.
• Diferença entre as comissões: 1 816,00 – 1 268,00 = 548,00.

8. Número dado: 3 054; Número copiado: 3 854. Logo, o número ficou aumentado de 800 unidades. Alternativa correta: (d).



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