terça-feira, 15 de novembro de 2011

Apoio à Continuidade de Estudos

11º. Videoconferência do Programa Apoio à Continuidade de Estudos
Tema: Geopolítica da América Latina
Geográfo e Professor Nelson Bacic Olic

Definir o conceito de Geopolítica?
Definir o conceito de América Latina?

Conceito de Geopolítica – História – Livros de destaque na década de 60 - são eles: Geografia Ativa de Pierre Jorge – Os países subdesenvolvidos de Pierre Jorge e Yves Lacost – A Geografia isto serve antes de mais nada para fazer a guerra de Yves Lacost e o Dicionário de Geopolítica de Yves Lacost e outros autores, inclusive uma brasileira.  

Tensões internas/conflitos.
Tensões internas que esses países passam com relação aos seus entorno, sua região e com seus vizinhos. O contexto destas tensões/conflitos.  

América Latina – História
No início da segunda metade do século XIX, na América Espanhola, o Brasil não era reconhecido como parte da América Latina. América Hispânica – Repúblicas.
Brasil – Império.
Foi a partir da década de 60 com o surgimento da ALALC que o Brasil passa a ser conhecido como parte da América Latina.
2008 – Criação da UNASUL – União das Nações do SUL.
1994 – NAFTA – Canáda, EUA e México. México – Indepêndência no início do século 19 - o que o México perdeu para os EUA através da conquista, da compra e da ocupação – mais de 1 milhão de quilômetros quadrados.
2006 - Acordo EUA com o México para ajudar no combate ao narcotráfico – Iniciativa de Mérida.
América Central – dois blocos principais – países ligados pelo istmo (Panamá, Guatemala, entre outros) e países do Caribe (Cuba, República Dominicana, entre outros) – área de grande influência dos EUA – inúmeras intervenções norte-americanas.
O Panamá era um pedaço da Colômbia – em 1903 os panamenhos se separaram da Colômbia - entre 1904 e 1914 construção do canal do Panamá – com soberania a princípio dos EUA na sua exploração – posteriormente revisto em 1977- 20 anos depois em 1997 passa-se o canal ao controle do Panamá com algumas restrições.
Tensões/conflitos no istmo foram importantes em três países – são eles: Guatemala, Nicaraguá e Honduras.  1960/1970 e 1980.  
Cuba – Revolução Cubana em 1959 – Raul Castro irmão de Fidel Castro está no poder – mudanças e abertura econômica.
Venezuela – aproximação com os países do Caribe – vendendo petróleo diretamente aos países interessados - atualmente República Bolivariana da Venezuela - aproximação com países como o Irã.  
Colômbia – a luta para reduzir o narcotráfico – a perda da força das FARCS enquanto grupo revolucionário, principalmente com a perda do apoio logístico da Venezuela.  
Bolívia e Mercosul em destaque.

Observação: essas são algumas observações desta VC, feitas pelo professor responsável por este BLOG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário