segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Prorrogado o prazo para a escolha do livro didático do ensino médio

Professores devem selecionar as obras no portal eletrônico do FNDE até dia 6 de setembro
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou o prazo da escolha do livro didático para o dia 6 de setembro. Com isso, professores, diretores e coordenadores educacionais das redes públicas de todo o país terão mais dois dias para efetivar a seleção das obras no portal eletrônico do FNDE. Os livros serão usado pelos alunos do ensino médio a partir do próximo ano letivo.
Para auxiliar na escolha, o FNDE disponibilizou, em seu portal eletrônico, o Guia de Livros Didáticos 2018, que contem resenhas e informações das coleções aprovadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Com o guia em mãos, os docentes podem conhecer melhor as obras disponíveis e selecionar as mais adequadas ao processo pedagógico de cada escola. Depois disso, basta entrar no portal do FNDE e formalizar a escolha.
Nesta edição do PNLD, serão selecionadas coleções didáticas que englobam todos os componentes curriculares do ensino médio: língua portuguesa, matemática, língua estrangeira moderna (inglês e espanhol), física, química, biologia, filosofia, geografia, história, arte e sociologia.
O registro da escolha deve ser feito pelo diretor da escola no Sistema PDDE Interativo. Caso algum diretor ainda não tenha acesso a esse sistema, deverá entrar em contato com sua secretaria de educação para solicitá-lo.
Como regra básica, devem ser selecionadas duas opções de coleções cada componente curricular, de editoras diferentes. Caso não seja possível a aquisição dos livros da 1ª opção, o FNDE negociará as obras da 2ª opção.
Caso a escola não queira receber livros de algum componente, basta manter a indicação inicial do sistema: “Não desejo receber livros deste componente”. Ou seja, se registrar escolha para alguns componentes e deixar de marcar em outros, só receberá os livros que escolheu. Se gravar a escolha sem marcar nenhum componente, não receberá qualquer obra.
Por outro lado, se o colégio não acessar o sistema ou não registrar opção em nenhum momento, será encaminhada, compulsoriamente, uma das coleções aprovadas de cada componente curricular.
Negociação – Após trabalhar os dados sobre os pedidos feitos por escolas públicas de todo o país, o FNDE negocia a aquisição das obras com as editoras e, em função da escala da compra, consegue preços bem abaixo dos praticados no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário