domingo, 1 de maio de 2011

Resolução de Problemas

Primeira Parte.

Objetivos: situações-problema que possibilitam explorar alguns significados da adição e da subtração.

Observações: as situações propostas estão associadas às ideias de combinação entre dois estados, de transformação de um estado inicial ou de comparação entre estados (ver observações sobre o campo aditivo de Gerárd Vernaud nos PCNs). 

Atividade 1 – As maiores montanhas do mundo:
·         Monte Everest, na Ásia com 8847 metros.
·         Monte Kilimanjaro, na África com 5895 metros.
·         Mont Blanc, na Europa com 4807 metros.

A)     Uma equipe de alpinistas, que está escalando o Everest parou para descansar. Se estivesse escalando o Mont Blanc teria atingido exatamente o topo dessa montanha. Quanto essa equipe ainda tem que subir para chegar ao ponto mais alto do Everest?
B)      Depois de escalar 3000 metros do Mont Blanc quanto falta para atingir o topo dessa montanha?
C)      Um grupo de alpinistas está fazendo a subida do Kilimanjaro, em etapas. Na primeira etapa subiu 1800 metros. Na segunda etapa atingiu a marca dos 3530 metros de atitude. Quantos metros faltam para o grupo atingir o topo da montanha? Quantos metros o grupo escalou na segunda etapa?
Atividade 2 – Questão de segundos:
·         Uma prova de natação teve início às 15h 30min 12s. O vencedor completou o percurso em 1min 58s e o segundo colocado em 132s. O terceiro colocado chegou 13s depois do segundo colocado.

A)     Que horas marcava o relógio quando cada um dos nadadores terminou a prova?
B)      Qual foi a diferença de tempo entre o primeiro e o segundo colocado?


Fonte: Educação Matemática em Revista
 Revista de Sociedade Brasileira de Educação Matemática
ANO 7 – Número 8 – Junho 2000

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