CONHECENDO OS PROGRAMAS GRAPHMATICA E WINPLOT
CONSIDERAÇÕES GERAIS
O PROGRAMA GRAPHMATICA FOI DESENVOLVIDO POR KEITH HERTZER, COM TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS DE CARLOS MALACA (2.OP) FOI DESENVOLVIDA EM JUNHO DE 1997; É UMA VERSÃO SHAREWARE* QUE PODE SER CONSEGUIDA VIA INTERNET NO ENDEREÇO HTTP://WWW.ANGELFIRE.COM/CA/CAMMAC/.
O PROGRAMA WINPLOT É UM PROGRAMA FREEWARE*, DESENVOLVIDO POR RICHARD PARRIS. ELE PODE SER CONSEGUIDO VIA INTERNET ATRAVÉS DO ENDEREÇO: HTTP://WWW.EXETER.EDU/~RPARRIS. A VERSÃO QUE UTILIZAREMOS FOI DESENVOLVIDA EM MAIO DE 1999.
CARACTERÍSTICAS: ACESSO LIVRE E DE FÁCIL MANUSEIO.
DEVEMOS ESTIMULAR OS ALUNOS A UTILIZAREM ESSES PROGRAMAS PARA QUE ASSIM POSSAM ESTABELECER SUAS PRÓPRIAS CONJECTURAS E DESCOBERTAS, DESENVOLVENDO A CAPACIDADE DE ANÁLISE CRÍTICA E A CONSTRUÇÃO SIGNIFICATIVA DO CONHECIMENTO.
*SHAREWARE: É UM PROGRAMA DISTRIBUÍDO DE FORMA LIVRE (SEM O PAGAMENTO DA LICENÇA DE USO), EM GERAL ATRAVÉS DE SERVIÇOES ON-LINE, INTERNET E REVISTAS. AO USAR UM SHAREWARE REGULARMENTE, SOLICITA-SE QUE SE REGISTRE E PAGUE UMA TAXA PELA QUAL DE RECEBER COMPLETO ACESSO À VERSÃO COMERCIAL. A VERSÃO DO GRAPHMÁTICA QUE UTILIZAREMOS (2.0P) DIFERE DA VERSÃO COMERCIAL (3.1P) NOS SEGUINTES ASPECTOS: NÃO ACHA ZEROS E EXTREMOS DE UMA FUNÇÃO; A BARRA DE BOTÕES NÃO É TÃO COMPLETA NEM TEM BOTÕES À CORES; NEM TODO O PROGRAMA RESPONDE EM PORTUGUÊS.
*FREEWARE: SOFTWARE DISTRIBUÍDO SEM NEHUMA COBRANÇA. A PROPRIEDADE É MANTIDA PELO CRIADOR QUE TEM CONTROLE DE SUA DISTRIBUIÇÃO, INCLUINDO O DIREITO DE FAZER UMA NOVA VERSÃO.
FUNÇÃO | SIGNIFICADO |
Abs | MÓDULO OU VALOR ABSOLUTO |
Cos | COSSENO |
cot | COTANGENTE |
Csc | COSSECANTE |
exp (ou e^) | EXPONENCIAL (BASE e) |
ln | LOGARITMO NATURAL (BASE e) |
Log | LOGARITMO DECIMAL (BASE 10) |
sin | SENO |
Sec | SECANTE |
Sqr | RAIZ QUADRADA |
Tan | TANGENTE |
CURIOSIDADES:
QUAL É A MANEIRA CORRETA DE DIGITAR A EXPRESSÃO: y = x + 1/x + 2 ?
A MANEIRA CORRETA DE DIGITAR A EXPRESSÃO EM QUESTÃO É y = (x + 1)/(x + 2).
CONSTANTE | VALOR |
d | converter graus em radianos |
e | o irracional 2,718281828459... |
Pi | o irracional 3,141592653589... |
A BARRA DE FERRAMENTAS POSSUI OS SEGUINTES COMANDOS:
Graph | Desenha o gráfico da expressão digitada (use esse botão ou a tecla ENTER). |
Pause | Pausa (esse botão está ativado somente enquanto um gráfico está sendo desenhado). |
Clear | Apaga todos os gráficos da tela. |
Zoom in | Ampliação. |
Zoom out | Redução. |
Redraw all | Desenha todos os gráficos que estão armazenados na Lista de funções. |
Default grid | Volta à escala padrão. |
Coord cursor | Mostra as coordenadas de um ponto selecionado do gráfico. |
Delete eq | Remove a equação selecionada da tela e da lista de Funções. |
PARA UBIRATAN D’AMBRÓSIO “SEM DÚVIDA, AQUELE PROFESSOR QUE VÊ PASSAR A INFORMAÇÃO, ENSINAR ALGO, REPETIR CONHECIMENTOS PRONTOS E CONGELADOS ESTÁ COM OS DIAS CONTADOS. O NOVO PERFIL DO PROFESSOR É FUNDAMENTALMENTE O DE UM FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DO ALUNO E DE UM COMPANHEIRO NA BUSCA DO NOVO”. ALÉM DISSO, NOS DIAS ATUAIS, PODEMOS TER CLARO QUE, CADA VEZ MAIS, ENCONTRAMOS ALUNOS QUE INTERAGEM DE FORMA MAIS TRANQUILA COM AS MÁQUINAS DO QUE SEUS PRÓPRIOS PROFESSORES. É A GRANDE CHANCE DE ESTABELECER UM PODER COMPARTILHADO EM SALA DE AULA, UMA VEZ QUE O PROFESSOR NÃO É MAIS O ÚNICO DETENTOR DO SABER. ATUALMENTE, ESTAMOS DIANTE DE UM NOVO TIPO DE PEDAGOGIA QUE FAVORECE, AO MESMO TEMPO, AS APRENDIZAGENS PERSONALIZADAS E A APRENDIZAGEM COLETIVA EM REDE.
luciocarnauba@ibest.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário