“Linguagens em prosa e simbólica e o conceito de função”
Objetivos das Atividades que se seguem: analisar a relação entre a linguagem em prosa e a linguagem simbólica e introduzir o conceito de função.
1º.) Atividade: “Adivinhe a frase”
Material: Um conjunto de tiras de papel escritas com uma das frases abaixo.
· INDIQUE O NÚMERO PAR SEGUINTE.
· INDIQUE O NÚMERO ÍMPAR SEGUINTE.
· INDIQUE O QUADRADO DO NÚMERO.
· INDIQUE O QUADRADO DO NÚMERO MENOS UM.
· INDIQUE O NÚMERO PRIMO SEGUINTE
· INDIQUE O TRIPLO DO NÚMERO
· INDIQUE O DOBRO DO NÚMERO
· INDIQUE O TRIPLO DO NÚMERO MAIS UM
Regras:
1. Os alunos jogam em duplas.
2. Cada um dos alunos da dupla recebe uma frase que deve ser adivinhada pelo outro colega.
3. O aluno da dupla fala um número e aquele que está com a frase executa com este número aquilo que sua frase indica, dizendo ao colega o resultado que ele obteve. Isto deve ser repetido até que o aluno descubra a regra escrita na frase.
4. Ao descobrir a regra, a dupla deve escrever uma frase.
5. Se possível escrever também uma expressão matemática que represente a frase ou citar 2 exemplos.
6. Para as frases que não podem ser expressas desse modo, citar exemplos.
7. Após a descoberta, as frases devem ser trocadas com as outras duplas de modo que todos trabalhem com todas as frases.
Frase: __________________________________________________________________
Expressão ou exemplos: ____________________________________________________
Observação: Outras frases podem ser criadas pelos alunos e trocadas entre eles.
2º.) Atividade: Nas tabelas a seguir, descubra qual a regra para se chegar ao número respondido. Escreva uma frase e uma expressão que representa a regra.
a)
Número dito | 4 | 6 | 10 | 15 | 3 |
Número respondido | 8 | 12 | 20 | 30 | 6 |
Frase: ___________________________________________________________________
Expressão: ______________________________________________________________
b)
Número dito | 1 | 0 | 2 | 8 | 12 |
Número respondido | 3 | 0 | 6 | 24 | 36 |
Frase: ___________________________________________________________________
Expressão: ______________________________________________________________
c)
Número dito | 2 | 3 | 4 | 7 | 10 |
Número respondido | 21 | 31 | 41 | 71 | 101 |
Frase: ___________________________________________________________________
Expressão: ______________________________________________________________
d)
Número dito | 1 | 2 | 3 | -1 | -2 |
Número respondido | 5 | 7 | 9 | 1 | -1 |
Frase: ___________________________________________________________________
Expressão: ______________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário