Divisibilidade
Objetivos: Conhecer alguns critérios de divisibilidade.
1º. Parte: Colorindo uma tabela
Desenvolvimento:
Peça, com antecedência, para os alunos confeccionarem uma tabela numerada de 1 a 100.
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | ... | ||
100 |
Solicitem a eles que risquem:
· Os múltiplos de 2 com um traço horizontal vermelho;
· Os múltiplos de 5 com um traço vertical azul;
· Os múltiplos de 10 com uma bola amarela.
Observando a tabela, os alunos poderão inferir quando um número é divisível por (múltiplo de) 2, 5 ou 10.
Algumas perguntas poderão ajudá-los nessa reflexão:
· Se as tabelas fossem “mais compridas”, o número 134 ficaria numa coluna riscada, ou não? De que cor? E o 235?
· Os múltiplos de 2, riscados de vermelho, ficam em que colunas (na coluna do 1, ou do 2, ou do 3, ou do 4, ou ...)?
· Quais colunas foram riscadas, simultaneamente, em vermelho, azul e amarelo? A que motivo esse fato pode ser atribuído?
· Se aumentássemos essa tabela com números maiores que 100, em qual coluna estaria o número 530? E o número 1005 seria riscado com que cores?
· Quais números circundados de amarelo não estão riscados de vermelho? Por quê?
Comentários:
· As tradicionais regras de divisibilidade por 2, 5 e 10 poderão ser uma decorrência natural desse trabalho de observação das regularidades das tabelas.
· É mais importante que os alunos saibam reconhecer se um número é divisível por 2, por 5, ou por 10 do que dizer de cor a regra de divisibilidade.
Fonte: EM 5º. Série
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