quinta-feira, 19 de maio de 2011

Divisibilidade

Divisibilidade

Objetivos: Conhecer alguns critérios de divisibilidade.
1º. Parte: Colorindo uma tabela
Desenvolvimento:
Peça, com antecedência, para os alunos confeccionarem uma tabela numerada de 1 a 100.


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
...





















100


Solicitem a eles que risquem:
·         Os múltiplos de 2 com um traço horizontal vermelho;
·         Os múltiplos de 5 com um traço vertical azul;
·         Os múltiplos de 10 com uma bola amarela.
Observando a tabela, os alunos poderão inferir quando um número é divisível por (múltiplo de) 2, 5 ou 10.  
Algumas perguntas poderão ajudá-los nessa reflexão:
·         Se as tabelas fossem “mais compridas”, o número 134 ficaria numa coluna riscada, ou não? De que cor? E o 235?
·         Os múltiplos de 2, riscados de vermelho, ficam em que colunas (na coluna do 1, ou do 2, ou do 3, ou do 4, ou ...)?
·         Quais colunas foram riscadas, simultaneamente, em vermelho, azul e amarelo? A que motivo esse fato pode ser atribuído?
·         Se aumentássemos essa tabela com números maiores que 100, em qual coluna estaria o número 530? E o número 1005 seria riscado com que cores?
·         Quais números circundados de amarelo não estão riscados de vermelho? Por quê?  

Comentários:
·         As tradicionais regras de divisibilidade por 2, 5 e 10 poderão ser uma decorrência natural desse trabalho de observação das regularidades das tabelas.
·         É mais importante que os alunos saibam reconhecer se um número é divisível por 2, por 5, ou por 10 do que dizer de cor a regra de divisibilidade.
Fonte: EM 5º. Série

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