¨ “Violência é a imposição de um grau significativo de dor e sofrimento evitáveis”. (Organização Mundial da Saúde – OMS)
¨ “Violência pode ser compreendida como todas as violações dos direitos civis (vida, propriedade, liberdade de ir e vir, de consciência e de culto); políticos (direito a votar e ser votado, ter participação política); sociais (habitação, saúde, educação, segurança); econômicos (emprego e salário); e culturais (direito de manter e manifestar sua própria cultura”). (Comunidade Internacional de Direitos Humanos)
¨ “A violência é um termo muito complexo, mas sempre que falamos nela estamos falando de relações desiguais, em que uma tenta dominar, agredir física ou emocionalmente ou, ainda, se omite de seu papel em relação ao outro”. (Njaine e Minayo, 2003)
¨ “Violência é a intervenção física de um indivíduo ou grupo contra a integridade de outros indivíduos ou grupos ou contra si mesmos, incluindo suicídio, espancamentos, roubos, assaltos, homicídios, acidentes de trânsito, agressões sexuais. São manifestações de violência simbólica: abuso de poder baseado no consentimento obrigado por meio de símbolos de autoridade, violência verbal, violência institucional – marginalidade, discriminação, estratégias e práticas de poder para fazer com que os outros se sintam inferiorizados e menosprezados”. (Abramovay, 2002)
¨ “O ato de violência se caracteriza pela imposição da força de um ser mais forte sobre outro ser mais fraco. A força pode ser física – a mais evidente – mas também psicológica, econômica, política, assumindo um sem-número de disfarces, como sedução, coação, indução e omissão. Esses atos podem ser praticados não apenas por indivíduos, mas também por grupos, instituições, governos”. (Ceccon e Eisenstein, 2000)
¨ “A violência pode ser analisada sob diferentes perspectivas. Quando o foco está em suas consequências danosas, é vista como a ação intencional (de um indivíduo ou grupo) que acarreta uma modificação prejudicial no estado psicofísico de um outro indivíduo ou grupo ou é dirigida contra a sua própria integridade física/psicológica. Quando o foco está na falha das competências de quem a pratica ou sofre, é vista como a expressão trágica de necessidades humanas não atendidas”. (Barter, 2007)
¨ A ruptura do diálogo/equilíbrio é o começo da violência:
¨ A violência acontece quando não há mais diálogo entre as diferenças, e sim o monólogo de quem impõe a sua necessidade, o seu desejo, a sua aspiração, a sua crença sobre o outro.
¨ Na violência, um poder prepondera e rompe o equilíbrio.
¨ Escolas em equilíbrio: momento de prevenção
¨ Quando o equilíbrio está presente, intervenções e medidas preventivas devem ser implementadas para assegurar a manutenção dessa atmosfera de diálogo.
¨ Rupturas ocasionais de equilíbrio em escolas pacíficas:
¨ Ao ocorrer eventos de violência precisamos adotar procedimentos para interrompê-los imediatamente.
¨ Devemos recorrer a medidas que, a curto e médio prazo, dirijam-se a suas causas e, além disso, restaurem o que foi quebrado ou perdido com a violência
¨ Escolas inseguras: momento de restauração
¨ Há escolas em que os conflitos foram ignorados e mal administrados muito tempo.
¨ As manifestações de violência instalaram-se de tal forma que acabaram tornando-se “normais”.
¨ Os conflitos só ganham visibilidade e são reconhecidos como tais pelos envolvidos quando têm resultados extremamente negativos.
¨ A incivilidade é o “sintoma” mais leve de inabilidade no manejo de conflitos. Se ele não é considerado, desrespeitos maiores se seguirão.
¨ Incivilidade e transgressões a normas coletivamente acordadas “impedem a construção da confiança e contaminam com medo e exclusão o ambiente escolar”. (Ruotti, 2007)
¨ Quem está à frente de uma escola que vive esta fase tem, como primeiro desafio, fazer todos os envolvidos tomarem consciência da situação em que estão imersos e despertar neles a força e a vontade de modificar tal situação.
¨ Será preciso que, juntos, façam um pacto para interromper as manifestações violentas de conflitos e começar a restaurar os danos por elas causados ao longo do tempo. Um dos maiores é o que acontece com o bem-estar e a auto imagem da comunidade escolar.
Fonte: Conflitos na Escola: Modos de transformar (livro)
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