terça-feira, 24 de maio de 2011

Álgebra - Diferentes Linguagens

Álgebra – Generalizações

Objetivos: Observar algumas generalizações próprias da álgebra em ditos populares e expressões usadas no cotidiano.
Interpretar “regras” dadas por variáveis expressas por letras.    
Interpretar relações matemáticas expressas por uma sentença algébrica.  

“A álgebra empresta sua linguagem”    

Desenvolvimento: apresente aos alunos algumas expressões da fala nas quais as pessoas usam uma letra para quantificar alguma coisa ou indicar algo desconhecido. Por exemplo:
·         O “x” da questão é descobrir quem foi o culpado.
·         Já avisei “n” vezes para você não fazer mais isso.    
·         Seja a pessoa “a”ou a pessoa “b”, eu falo com a mesma consideração.   
·         No meu governo eu construi  “n” casas populares.    
·         Eu lhe dou uma, duas, três,..., “n” explicações, quantas forem necessárias.

Pergunte aos alunos se eles já tiveram a oportunidade de ouvir pessoas se expressarem dessa maneira. Peça que reproduzam a fala que ouviram. 
A seguir comente cada uma das frases apresentadas por você e também as apresentadas pelos alunos salientando o significado que a letra tem em cada uma. 

Desafios
Linguagem comum

1º.) Descobrir dois números naturais, primos entre si e que somam 10.
2º.) Descobrir três números naturais consecutivos sendo o menor, o dobro da sua idade.   
3º.) Descobri a medida do lado de um quadrado de perímetro igual a 12 cm.
4º.) Descobrir o número que multiplicado por 28 resulta 784.
5º.) Descobrir uma fração equivalente a 0,5 sendo que o numerador e o denominador somam 3.
6º.) Descobrir a medida do lado de um quadrado de área igual a 49 cm2.
7º.) Descobrir dois números cuja soma é 24 e o produto 140.   
8º.) Descobrir o número fracionário que multiplicado por 5/7 resulta 1.   


Linguagem algébrica

·         Descobrir o valor da letra a sendo que:  a.28 = 784
·         Descobrir o valor da letra a sendo que: a2 = 49
·         Descobrir os valores de a e de b sendo que: a/b é um número racional; a/b = 0,5 e a + b = 3
·          Descobrir os valores de a, b e c sendo que: a, b e c são naturais; a, b e c são consecutivos e a é o dobro de sua idade
·         Descobrir os valores de a e de b sendo que: a e b são naturais; a e b são primos entre si e a + b = 10
·         Descobrir os valores de a, b e c sendo que: a, b e c são números naturais; a, b e c são consecutivos e a é o dobro de b
·         Descobrir o valor de a sendo que: a é um número natural e 4.a = 12
·         Descobrir os valores de a e b sendo que: a + b = 24 e a.b = 140
·         Descobrir os valores das letras a e b sendo que: a/b . 5/7 = 1

Peça aos alunos que façam a associação entre os dois tipos de linguagem. Fazendo uma associação entre os problemas equivalentes.   
É interessante que o professor levante alguns questionamentos, entre eles:
·         É possível resolver os problemas, apenas com as informações na linguagem algébrica?
·         Quais são os casos em que as informações dadas na linguagem corrente facilitam mais que as dada na linguagem algébrica?

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