“UMA EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES”
SUZANA LAINO CÂNDIDO
CONTEÚDOS: VARIAÇÕES DE GRANDEZAS E PROPORCIONALIDADE
IDEIAS PRINCIPAIS DO ARTIGO: METODOLOGIA COMPATÍVEL COM A CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES, BASEADA NA CRENÇA DE QUE OS ALUNOS APRENDEM REFLETINDO E AGINDO SOBRE SITUAÇÕES E OBJETOS QUE LHES SÃO OFERECIDOS, FAZENDO ANALOGIAS COM OUTRAS SITUAÇÕES E OBJETOS DO CONHECIMENTO, ESTABELECENDO UMA REDE DE CONEXÕES ENTRE O QUE CONHECE (E O QUE NÃO CONHECE), ENTRE AS HIPÓTESES QUE LEVANTA SOBRE AS SITUAÇÕES PROBLEMAS.
“O QUE É UMA FUNÇÃO?”
“FUNÇÃO É UM CONJUNTO DE PARES ORDENADOS QUE SATISFAZEM A ALGUMAS CONDIÇÕES ESPECIAIS”.
CARÁTER ESTÁTICO
“O QUE UMA FUNÇÃO FAZ?”
“UMA FUNÇÃO ASSOCIA A CADA ELEMENTO DE UM CONJUNTO UM ÚNICO ELEMENTO DE OUTRO CONJUNTO”.
CARÁTER DINÂMICO
· FAMILIARIZAÇÃO COM A VARIAÇÃO DE GRANDEZAS, POR MEIO DA ANÁLISE DE SEU COMPORTAMENTO, EM QUE A IDENTIFICAÇÃO DE PADRÕES E REGULARIDADES É FUNDAMENTAL PARA QUE O ALUNO INICIE PROCESSOS DE GENERALIZAÇÃO. O OBJETIVO DESTA ETAPA FOI EXPRESSAR A DEPENDÊNCIA DE UMA VARIÁVEL EM RELAÇÃO À OUTRA, CONSTRUIR E INTERPRETAR TABELAS, GRÁFICOS E REPRESENTAÇÃO SAGITAL.
· PENSEI SER RELEVANTE CITAR ESTE TRABALHO REALIZADO PELA PROFESSORA SUZANA LAINO CÂNDIDO COM PROFESSORES DA REDE. E OBSERVARMOS QUE A PROPOSTA CURRICULAR DE MATEMÁTICA TAMBÉM OPTOU POR UM TRABALHO COM FUNÇÕES NUM CARÁTER DINÂMICO.
· FONTE: REVISTA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA – ANO 7 – NO. 08 – JUNHO 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário