É importante envolver as crianças na discussão de perguntas
como “Para que servem os números?” ou “Que números fazem parte da nossa vida?”
Problematizações:
Quantos anos você tem?
Você tem irmãos? Quantos?
Qual é o número de sua casa ou apartamento?
Como é a numeração das casas na sua rua?
Que números de telefone você conhece?
Você sabe qual é o CEP de sua residência?
Você já observou os números que aparecem nas placas de carro?
Que números utilizamos para indicar os dias do mês?
É também interessante nos anos iniciais a exploração dos
números em brincadeiras que utilizem a cantilena numérica, como as rodas
infantis e os jogos que favorecem a reflexão sobre a sequência numérica, a
exemplo da amarelinha.
Em variadas atividades propostas aos alunos, o professor pode
aos poucos observar e registrar quais são os números familiares a eles e quais
são os de uso frequente em seu cotidiano, possibilitando que as crianças se
apoiem em conhecimentos prévios para ampliar suas competências numéricas.
Fonte: Pires, Célia Maria Carolino . Números naturais e operações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário