Saviani (2010) - ideias pedagógicas do Brasil no século XX expressam-se no neoprodutismo com uma orientação educativa que caminha para "pedagogia da exclusão" - Acácia Kuenzer (2005) - para quem a concepção dominante para esse século pode ser caracterizada por duas expressões contrárias entre si: a exclusão includente e inclusão excludente. A primeira manifesta-se no terreno produtivo como um fenômeno de mercado, a segunda apresenta-se, no terreno educativo, como a face pedagógica da exclusão includente, e sua estratégia consiste em incluir estudantes no sistema escolar em cursos de diferentes níveis e modalidades, sem padrões de qualidade exigidos para ingresso no mercado de trabalho. Analisando a inclusão excludente, Saviani (2010) afirma que, em relação a ela, o professor torna-se uma de suas vítimas.
Podemos dizer então que a inclusão excludente se manifesta no terrenos educativo e consiste em incluir estudantes no sistema escolar, em cursos de diferentes níveis e modalidades, sem padrões de qualidade exigidos para ingresso no mercado de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário