Disciplina de Matemática
Investigando sequências por aritmética e álgebra
Conteúdos e temas: múltiplos e divisores; resto da divisão;
sequências numéricas; uso de letras para representar problemas.
Competências e habilidades: realizar generalizações;
utilizando a linguagem escrita e expressões matemáticas que envolvem o uso de
letras.
Estratégias investigar sequências de figuras com a
finalidade de identificar padrões e representá-los por meio de linguagem
escrita; investigar sequências numéricas para aprimorar a percepção indutiva de
regularidades e para iniciar um trabalho com o uso de letras para representar o
padrão identificado.
Matriz de Referência para Avaliação do SARESP –Matemática –
8º. Série do EF /9º. Ano
Competência de Área 1
Desenvolver o raciocínio quantitativo e o pensamento
quantitativo e o pensamento funcional, isto é, o pensamento em termos de
relações e a variedade de suas representações, incluindo as simbólicas, as
algébricas, as gráficas, as tabulares e as geométricas. Aplicar expressões
analíticas para modelar e resolver problemas.
Tema 1
Números, operações, funções (racionais/potenciação, números
reais, expressões algébricas, equações, gráficos cartesianos, equações do 2º
grau, funções).
Habilidade
H05 – Identificar a expressão algébrica que expressa uma
regularidade observada em sequências de números ou figuras (padrões).
Grupo
G1 – Competências de observar
Nenhum comentário:
Postar um comentário