Edgar Moran (2000) - Multidimensionalidade - Somos seres naturais, políticos, morais, físicos, culturais, ... - Condição humana - Complexidade - Condição humana - questionar nossa posição no mundo.
Paulo Freire (2011) - Pedagogia da Autonomia - Saber especial que motiva a ação do educador democrático - A educação não pode tudo, mas alguma coisa fundamental ela pode. Isso reforça sua tarefa política-pedagógica, que precisa ser autenticamente vivida.
Um docente diante de um contexto real do entorno da escola ao se sensibilizar, deveria abrir-se à realidade de seus seus alunos na ação pedagógica. Pensando no espírito da obra de Paulo Freire.
Currículo do Estado de São Paulo (2011) - A escola tem de estar a serviço do desenvolvimento pessoal ..., que coincide com a construção da identidade, da autonomia e da liberdade, é preciso para tanto ter acesso a um amplo conhecimento, assegurado por uma educação geral, articuladora e que transite entre o local e o global.
Indicação CEE 22/97 - binômio avaliação avaliação - regime de progressão continuada - Aspecto relevante: o regime de progressão continuada pede também avaliação continuada do processo de aprendizagem dos alunos, no qual deve ser objeto de recuperação continuada e paralela.
Resolução SE 27/96 - Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - Dentre os objetivos, encontra-se o de desenvolver um sistema de avaliação de desempenho dos alunos no EF e EM do Estado de São Paulo, visando subsidiar a Secretaria da Educação nas tomadas de decisão quanto à Política Educacional do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário