No Caderno do Professor da Quinta Série/Sexto Ano do Ensino Fundamental II, Volume 3, a referência feita a malha utilizada é malha de triângulos equiláteros.
Devemos no entanto observar que a malha utilizada é chamada de malha isométrica. No interior desta malha podemos trabalhar com a construção de formas e figuras na perspectiva isométrica.
Há na página 44 a seguinte observação: "Nas malhas, também podemos desenhar figuras no plano que simulem a percepção tridimensional...".
Porém conforme a metodologia construída no caderno permite que os alunos deste ano/série compreendam e adotem o lado do triângulo da malha como unidade de comprimento (1 u) e a área do triângulo da malha como unidade de área (1 u2 ).
Como citado no Caderno do Professor : "A malha quadriculada (ou papel quadriculado) constitui material muito útil para o trabalho com Geometria. Com ela, podemos fazer ampliação e redução de figuras, construir mosaicos e trabalhar ideias relacionadas à Geometria métrica com o cálculo de áreas e perímetros a partir de unidades preestabelecidas". (para continuar lendo o professor deve ir a página 40 do referido material)
GeoGebra
Clicar com o lado direito do mouse
Janela de Visualização
Malha
Escolher entre: cartesiana, isométrica e polar
Clicar com o lado direito do mouse
Clicar em malha
GeoGebra
Clicar com o lado direito do mouse
Janela de Visualização
Malha
Escolher entre: cartesiana, isométrica e polar
Clicar com o lado direito do mouse
Clicar em malha
Nenhum comentário:
Postar um comentário