quarta-feira, 20 de julho de 2016

AAP Sexto Ano - Terceiro Bimestre

Situações de Aprendizagem

Caderno do Professor – Volume 3

Situação de Aprendizagem 1

Definir e classificar experimentando

Conteúdos e temas: elementos das figuras planas; classificação de figuras planas; propriedades elementares das figuras planas; identificação de simetria; composição e decomposição de figuras (primeiras ideias sobre perímetro e área de uma figura).
Competências e habilidades: estabelecer critérios de classificação; reconhecer elementos geométricos que podem caracterizar uma figura; resolver problemas geométricos pela experiência; usar o raciocínio dedutivo para resolver problemas de natureza geométrica.
Estratégias: manipulação de material concreto, trabalhos em grupo e jogos.

Situação de Aprendizagem 2

Planificando o espaço

Conteúdos e temas: elementos das figuras espaciais: classificação de figuras espaciais; representação de figuras espaciais; planificações e vistas de figuras espaciais.
Competências e habilidades: estabelecer critérios de classificação: reconhecer elementos geométricos que podem caracterizar uma figura espacial: ler, interpretar e representar figuras tridimensionais: usar o raciocínio dedutivo para resolver problemas de natureza geométrica.
Estratégias: manipulação de material concreto, trabalhos em grupo e jogos.

Situação de Aprendizagem 3

Geometria e frações com o geoplano ou malhas quadriculadas

Conteúdos e temas: classificação de figuras: elementos de figuras planas; propriedades elementares de figuras planas: introdução às ideias de perímetro e área (composição e decomposição); adição e subtração de frações (com o geoplano): simetria.
Competências e habilidades: comparar perímetros e áreas; resolver situação-problema a partir da leitura atenta do enunciado: desenvolver raciocínio lógico-dedutivo em problemas geométricos.
Estratégias: manipulação de material concreto: exploração da ideia de composição e decomposição de figuras.

Situação de Aprendizagem 4

Perímetro, área e arte usando malhas geométricas  

Conteúdos e temas: perímetro e área (por decomposição e composição): ampliação e redução de figuras com o auxílio de malhas: simetria.
Competências e habilidades: comparação de perímetros e áreas: raciocínio lógico-dedutivo em problemas geométricos: leitura, análise e interpretação de imagens.
Estratégias: manipulação de material concreto (malhas); exploração da ideia de composição e decomposição de figuras.

Matriz de Avaliação Processual

Sexto Ano – Terceiro Bimestre

Conteúdos: Formas geométricas: formas planas e formas espaciais.

Situação de Aprendizagem 1: Definir e classificar experimentando

Habilidades:
1.    Estabelecer critérios de classificação.
2.    Reconhecer elementos geométricos que podem caracterizar uma figura.
3.    Resolver problemas geométricos pela experimentação.
4.    Usar o raciocínio dedutivo para resolver problemas de natureza geométrica.

SA1 – Reconhecer elementos geométricos que podem caracterizar uma figura plana.

Situação de aprendizagem 2: Planificando o espaço

Habilidades:
1.    Estabelecer critérios de classificação.
2.    Reconhecer elementos geométricos que podem caracterizar uma figura espacial.
3.    Ler, interpretar e representar figuras tridimensionais.
4.    Usar o raciocínio dedutivo para resolver problemas de natureza geométrica. 

SA2 – Reconhecer características de figuras planas semelhantes.

Reconhecer elementos geométricos que podem caracterizar uma figura espacial.

Situação de Aprendizagem 3: Geometria e frações com o geoplano ou malhas quadriculadas

Habilidades:
1.    Comparar perímetros e áreas.
2.    Resolver situação-problema a partir da leitura atenta do enunciado.
3.    Desenvolver raciocínio lógico-dedutivo em problemas geométrica.

SA3 - Comparar perímetros e áreas de figuras planas representadas em malhas quadriculadas.

Conteúdos: Perímetro e área: unidades de medida; perímetro de uma figura plana; cálculo de área por composição e decomposição e problemas envolvendo área e perímetro de figuras planas.

Situação de Aprendizagem 4: Perímetro, área e arte usando malhas geométricas

Habilidades:
1.    Comparação de perímetros e áreas.
2.    Raciocínio lógico-dedutivo em problemas geométricos.
3.    Leitura, análise e interpretação de imagens.   


SA4 – Comparar perímetros e áreas de figuras planas representadas em malhas geométricas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário