Situações de Aprendizagem
Caderno do Professor –
Volume 3
Situação de Aprendizagem 1
Definir e classificar
experimentando
Conteúdos e temas: elementos
das figuras planas; classificação de figuras planas; propriedades elementares
das figuras planas; identificação de simetria; composição e decomposição de
figuras (primeiras ideias sobre perímetro e área de uma figura).
Competências e habilidades:
estabelecer critérios de classificação; reconhecer elementos geométricos que
podem caracterizar uma figura; resolver problemas geométricos pela experiência;
usar o raciocínio dedutivo para resolver problemas de natureza geométrica.
Estratégias: manipulação de
material concreto, trabalhos em grupo e jogos.
Situação de Aprendizagem 2
Planificando o espaço
Conteúdos e temas: elementos
das figuras espaciais: classificação de figuras espaciais; representação de
figuras espaciais; planificações e vistas de figuras espaciais.
Competências e habilidades:
estabelecer critérios de classificação: reconhecer elementos geométricos que
podem caracterizar uma figura espacial: ler, interpretar e representar figuras
tridimensionais: usar o raciocínio dedutivo para resolver problemas de natureza
geométrica.
Estratégias: manipulação de
material concreto, trabalhos em grupo e jogos.
Situação de Aprendizagem 3
Geometria e frações com o
geoplano ou malhas quadriculadas
Conteúdos e temas: classificação
de figuras: elementos de figuras planas; propriedades elementares de figuras
planas: introdução às ideias de perímetro e área (composição e decomposição);
adição e subtração de frações (com o geoplano): simetria.
Competências e habilidades:
comparar perímetros e áreas; resolver situação-problema a partir da leitura
atenta do enunciado: desenvolver raciocínio lógico-dedutivo em problemas geométricos.
Estratégias: manipulação de
material concreto: exploração da ideia de composição e decomposição de figuras.
Situação de Aprendizagem 4
Perímetro, área e arte
usando malhas geométricas
Conteúdos e temas: perímetro
e área (por decomposição e composição): ampliação e redução de figuras com o
auxílio de malhas: simetria.
Competências e habilidades:
comparação de perímetros e áreas: raciocínio lógico-dedutivo em problemas
geométricos: leitura, análise e interpretação de imagens.
Estratégias: manipulação de
material concreto (malhas); exploração da ideia de composição e decomposição de
figuras.
Matriz de Avaliação
Processual
Sexto Ano – Terceiro
Bimestre
Conteúdos: Formas
geométricas: formas planas e formas espaciais.
Situação de Aprendizagem 1: Definir
e classificar experimentando
Habilidades:
1.
Estabelecer critérios de classificação.
2.
Reconhecer elementos geométricos que podem
caracterizar uma figura.
3.
Resolver problemas geométricos pela
experimentação.
4.
Usar o raciocínio dedutivo para resolver problemas
de natureza geométrica.
SA1 – Reconhecer elementos
geométricos que podem caracterizar uma figura plana.
Situação de aprendizagem 2:
Planificando o espaço
Habilidades:
1.
Estabelecer critérios de classificação.
2.
Reconhecer elementos geométricos que podem
caracterizar uma figura espacial.
3.
Ler, interpretar e representar figuras
tridimensionais.
4.
Usar o raciocínio dedutivo para resolver
problemas de natureza geométrica.
SA2 – Reconhecer
características de figuras planas semelhantes.
Reconhecer elementos
geométricos que podem caracterizar uma figura espacial.
Situação de Aprendizagem 3:
Geometria e frações com o geoplano ou malhas quadriculadas
Habilidades:
1.
Comparar perímetros e áreas.
2.
Resolver situação-problema a partir da
leitura atenta do enunciado.
3.
Desenvolver raciocínio lógico-dedutivo em
problemas geométrica.
SA3 - Comparar perímetros e
áreas de figuras planas representadas em malhas quadriculadas.
Conteúdos: Perímetro e área:
unidades de medida; perímetro de uma figura plana; cálculo de área por
composição e decomposição e problemas envolvendo área e perímetro de figuras
planas.
Situação de Aprendizagem 4:
Perímetro, área e arte usando malhas geométricas
Habilidades:
1.
Comparação de perímetros e áreas.
2.
Raciocínio lógico-dedutivo em problemas
geométricos.
3.
Leitura, análise e interpretação de
imagens.
SA4 – Comparar perímetros e
áreas de figuras planas representadas em malhas geométricas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário