quarta-feira, 20 de julho de 2016

AAP Nono Ano - Terceiro Bimestre

Situação de Aprendizagem 1

Semelhança entre figuras planas

Conteúdos e temas: condição de semelhança entre figuras planas.
Competências e habilidades: avaliar a existência ou não de semelhança entre duas figuras planas; avaliar elementos que se alteram quando figuras planas são ampliadas ou reduzidas; identificar a razão de semelhança entre duas figuras planas.
Estratégias: resolução de sequência de exercícios exemplares, em alguns casos representados sobre malhas quadriculadas.

Situação de Aprendizagem 2

Triângulos: um caso especial de semelhança

Conteúdos e temas: semelhança entre triângulos.
Competências e habilidades: identificar a correspondência entre ângulos congruentes de dois triângulos semelhantes; estabelecer proporcionalidade entre as medidas de lados correspondentes de triângulos semelhantes; reconhecer a semelhança de triângulos formados por cordas de uma circunferência, escrevendo a proporção entre as medidas dos lados correspondentes.
Estratégias: resolução de situações-problema contextualizadas.

Situação de Aprendizagem 3

Relações métricas nos triângulos retângulos; Teorema de Pitágoras  

Conteúdos e temas: Teorema de Pitágoras; relações métricas nos triâangulos retângulos.
Competências e habilidades: reconhecer a semelhança entre os triângulos retângulos, aplicar as relações métricas entre as medidas dos elementos de um triângulo na resolução de situações-problema; aplicar o Teorema de Pitágoras na resolução de situações-problema.
Estratégias: resolução de problemas exemplares, contextualizados.

Situação de Aprendizagem 4

Razões trigonométricas dos ângulos agudos

Conteúdos e temas: razões trigonométricas de um ângulo agudo.
Competências e habilidades: determinar as razões trigonométricas de um ângulo agudo; utilizar a razão trigonométrica de um ângulo agudo na resolução de situações-problema; estimar a medida de ângulos de inclinação; efetuar medidas angulares com teodolito simplificando.
Estratégias: construção de teodolito simplificado; realização de medidas angulares usando teodolito simplificado e fita métrica, com o objetivo de determinar medidas inacessíveis; resolução de problemas contextualizados.

Matriz de Avaliação Processual

Conteúdos: Geometria/Medidas: Proporcionalidade, noção de semelhança; relações métricas entre triângulos retângulos e razões trigonométricas.

Situação de Aprendizagem 1: Semelhança entre figuras planas

Habilidades:
1.    Avaliar a existência ou não de semelhança entre duas figuras planas.
2.    Avaliar elementos que se alteram quando figuras planas são ampliadas ou reduzidas.
3.    Identificar a razão de semelhança entre duas figuras planas.

SA1 – Identificar a existência ou não de semelhança entre duas figuras planas.
Identificar a razão de semelhança entre duas figuras planas.

Situação de Aprendizagem 2: Triângulos – um caso especial de semelhança

Habilidades:
1.    Identificar a correspondência entre ângulos congruentes de dois triângulos semelhantes.
2.    Estabelecer proporcionalidade entre as medidas de lados correspondentes de triângulos semelhantes.
3.    Reconhecer a semelhança de triângulos formados por cordas de uma circunferência, escrevendo a proporção entre as medidas dos lados correspondentes.
SA2 – Identificar a correspondência entre ângulos congruentes de dois triângulos semelhantes.
Resolver problemas envolvendo semelhança de triângulos.

Situação de Aprendizagem 3: Relações métricas nos triângulos retângulos; Teorema de Pitágoras

Habilidades:  

1.    Reconhecer a semelhança entre os triângulos retângulos.
2.    Aplicar as relações métricas entre as medidas dos elementos de um triângulo na resolução de situações-problema.
3.    Aplicar o Teorema de Pitágoras na resolução de situações-problema.

SA3 – Resolver problema aplicando as relações métricas do triângulo retângulo.

Situação de Aprendizagem 4: Razões trigonométricas dos ângulos agudos

Habilidades:

1.    Determinar as razões trigonométricas de um ângulo agudo.
2.    Utilizar a razão trigonométrica de um ângulo agudo na resolução de situações-problema.
3.    Estimar a medida de ângulos de inclinação.
4.    Efetuar medidas angulares com teodolito simplificado.

SA4 – Resolver problemas aplicando as relações trigonométricas do triângulo retângulo.   

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