Situação de Aprendizagem 1
Semelhança entre figuras
planas
Conteúdos e temas: condição
de semelhança entre figuras planas.
Competências e habilidades:
avaliar a existência ou não de semelhança entre duas figuras planas; avaliar
elementos que se alteram quando figuras planas são ampliadas ou reduzidas;
identificar a razão de semelhança entre duas figuras planas.
Estratégias: resolução de sequência
de exercícios exemplares, em alguns casos representados sobre malhas
quadriculadas.
Situação de Aprendizagem 2
Triângulos: um caso especial
de semelhança
Conteúdos e temas:
semelhança entre triângulos.
Competências e habilidades:
identificar a correspondência entre ângulos congruentes de dois triângulos
semelhantes; estabelecer proporcionalidade entre as medidas de lados
correspondentes de triângulos semelhantes; reconhecer a semelhança de
triângulos formados por cordas de uma circunferência, escrevendo a proporção
entre as medidas dos lados correspondentes.
Estratégias: resolução de
situações-problema contextualizadas.
Situação de Aprendizagem 3
Relações métricas nos
triângulos retângulos; Teorema de Pitágoras
Conteúdos e temas: Teorema
de Pitágoras; relações métricas nos triâangulos retângulos.
Competências e habilidades: reconhecer
a semelhança entre os triângulos retângulos, aplicar as relações métricas entre
as medidas dos elementos de um triângulo na resolução de situações-problema;
aplicar o Teorema de Pitágoras na resolução de situações-problema.
Estratégias: resolução de problemas
exemplares, contextualizados.
Situação de Aprendizagem 4
Razões trigonométricas dos
ângulos agudos
Conteúdos e temas: razões
trigonométricas de um ângulo agudo.
Competências e habilidades:
determinar as razões trigonométricas de um ângulo agudo; utilizar a razão
trigonométrica de um ângulo agudo na resolução de situações-problema; estimar a
medida de ângulos de inclinação; efetuar medidas angulares com teodolito
simplificando.
Estratégias: construção de
teodolito simplificado; realização de medidas angulares usando teodolito
simplificado e fita métrica, com o objetivo de determinar medidas inacessíveis;
resolução de problemas contextualizados.
Matriz de Avaliação
Processual
Conteúdos:
Geometria/Medidas: Proporcionalidade, noção de semelhança; relações métricas
entre triângulos retângulos e razões trigonométricas.
Situação de Aprendizagem 1:
Semelhança entre figuras planas
Habilidades:
1.
Avaliar a existência ou não de semelhança
entre duas figuras planas.
2.
Avaliar elementos que se alteram quando
figuras planas são ampliadas ou reduzidas.
3.
Identificar a razão de semelhança entre duas
figuras planas.
SA1 – Identificar a
existência ou não de semelhança entre duas figuras planas.
Identificar a razão de
semelhança entre duas figuras planas.
Situação de Aprendizagem 2:
Triângulos – um caso especial de semelhança
Habilidades:
1.
Identificar a correspondência entre ângulos
congruentes de dois triângulos semelhantes.
2.
Estabelecer proporcionalidade entre as
medidas de lados correspondentes de triângulos semelhantes.
3.
Reconhecer a semelhança de triângulos
formados por cordas de uma circunferência, escrevendo a proporção entre as
medidas dos lados correspondentes.
SA2 – Identificar a
correspondência entre ângulos congruentes de dois triângulos semelhantes.
Resolver problemas
envolvendo semelhança de triângulos.
Situação de Aprendizagem 3:
Relações métricas nos triângulos retângulos; Teorema de Pitágoras
Habilidades:
1.
Reconhecer a semelhança entre os triângulos retângulos.
2.
Aplicar as relações métricas entre as medidas
dos elementos de um triângulo na resolução de situações-problema.
3.
Aplicar o Teorema de Pitágoras na resolução
de situações-problema.
SA3 – Resolver problema
aplicando as relações métricas do triângulo retângulo.
Situação de Aprendizagem 4:
Razões trigonométricas dos ângulos agudos
Habilidades:
1.
Determinar as razões trigonométricas de um
ângulo agudo.
2.
Utilizar a razão trigonométrica de um ângulo
agudo na resolução de situações-problema.
3.
Estimar a medida de ângulos de inclinação.
4.
Efetuar medidas angulares com teodolito
simplificado.
SA4 – Resolver problemas
aplicando as relações trigonométricas do triângulo retângulo.
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