Oitavo Ano
Caderno do Professor –
Volume 3
Situação de Aprendizagem 1
Expandindo a linguagem das
Equações
Conteúdos e temas: equações
de 1o grau; equações variadas (resolução por métodos não algorítmicos);
inequações.
Competências e habilidades: leitura
e interpretação de enunciados; transposição entre as linguagens escrita e
algébrica; raciocínio lógico dedutivo.
Estratégias: equacionar e
resolver problemas de maneiras diferentes confrontando resultados e
identificando equivalências; utilizar a heurística como método de investigação
da solução de equações; estudar desigualdades por meio da resolução de
problemas contextualizados.
Situação de Aprendizagem 2
Coordenadas Cartesianas e
Transformações no Plano
Conteúdos e temas:
coordenadas: plano cartesiano; pares ordenados; transformações geométricas.
Competências e habilidades:
conhecer as principais características do sistema de coordenadas cartesianas;
localizar pontos e figuras geométricas no plano cartesiano; realizar
transformações geométricas no plano usando operações com as coordenadas
cartesianas.
Estratégias: análise e
resolução de situações-problema; uso de um jogo para a familiarização com o
sistema de coordenadas; uso do plano para representar pontos e figuras.
Situação de Aprendizagem 3
Sistemas de Equações
Lineares
Conteúdos e temas: sistemas
de equações; métodos de resolução (adição e substituição); representação
gráfica de uma equação linear com duas variáveis; análise das soluções de um
sistema linear (algébrica e gráfica).
Competências e habilidades:
traduzir um problema para a linguagem algébrica na forma de um sistema;
resolver sistemas de equações pelo método da adição; resolver sistemas de
equações pelo método da substituição; representar uma equação com duas
incógnitas no plano cartesiano; analisar e discutir as possíveis soluções de um
sistema linear; interpretar graficamente a solução de um sistema.
Estratégias: análise de
situações-problema envolvendo sistemas de equações lineares; uso da analogia
com balanças para compreender os métodos de resolução; representação gráfica
das equações de um sistema.
Situação de Aprendizagem 4
Equações com Soluções
Inteiras e suas Aplicações
Conteúdos e temas: múltiplos
e divisores; máximo divisor comum; equações e sistemas; contagem.
Competências e habilidades: identificar
regularidades e padrões; raciocínio lógico dedutivo em problemas algébricos;
organizar informações em tabelas.
Estratégias: utilizar
tabelas para identificar padrões e regularidades; utilizar tabelas para
organizar informações; investigar propriedades de divisibilidade entre inteiros
e do MDC por meio de exemplos numéricos.
Matriz de Avaliação
Processual
Conteúdos: Álgebra/Equações:
equações de 1o grau; sistemas de equações e resolução de problemas;
inequações de 1o grau e sistemas de coordenadas (plano cartesiano).
Situações de Aprendizagem
Competência/Habilidade
Situação de Aprendizagem 1:
Expandindo a linguagem das equações
Habilidades:
1.
Leitura e interpretação de enunciados.
2.
Transposição entre as linguagens escrita e
algébrica.
3.
Raciocínio lógico dedutivo.
SA1 – Relacionar uma
expressão matemática a uma expressão na língua materna e vice-versa.
Situação de Aprendizagem 2:
Coordenadas cartesianas e transformação no plano
Habilidades:
1.
Conhecer as principais características do
sistema de coordenadas cartesianas.
2.
Localizar pontos e figuras geométricas no
plano cartesiano.
3.
Realizar transformações geométricas no plano
usando operações com as coordenadas cartesianas.
SA2 – Realizar transformações
geométricas no plano usando operações com as coordenadas cartesianas.
Situação de Aprendizagem 3:
Sistemas de equações lineares
Habilidades:
1.
Traduzir um problema para a linguagem
algébrica na forma de um sistema.
2.
Resolver sistemas de equações pelo método da
adição.
3.
Resolver sistemas de equações pelo método da
substituição.
4.
Representar uma equação com duas incógnitas
no plano cartesiano.
5.
Analisar e discutir as possíveis soluções de
um sistema linear.
6.
Interpretar graficamente a solução de um
sistema.
SA3 – Identificar o sistema
de equações lineares que resolve um problema.
Resolver sistemas de
equações lineares.
Interpretar graficamente a
solução de um sistema linear.
Situação de Aprendizagem 4:
Equações com soluções inteiras e suas aplicações
Habilidades:
1.
Identificar regularidades e padrões.
2.
Raciocínio lógico-dedutivo em problemas
algébricos.
3.
Organizar informações em tabelas.
SA4 – Resolver problemas de
contagem com uso de tabelas e regularidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário